topo :)

02/11/2012

O que é Chick Lit ?


Olá Pessoal...Tudo bem com vocês??
Hoje vou falar sobre um gênero literário que, até pouco tempo eu não sabia o que era.
Gente, eu juro!!! Eu não sabia mesmo. E sempre ouvia algumas blogueiras comentando nos blogs, e eu ficava me perguntando, o que era Chick Lit? Alguém aqui sabe o que é Chick Lit?? Se tiver alguém que não sabe, por favor deixe o seu comentário aqui no blog, e me mostre que eu não era a unica pessoa que não sabia. rsrs...(que vergonha). E eu descobri o que era em muitas pesquisas no nosso amigo Google.

O que é Chick Lit?

É um gênero ficção feminina, que aborda questões de mulheres modernas, são romances leves, e muito divertidos. Que retrata a mulher moderna, independente, culta e determinada. O gênero tem vendido muito bem aqui no Brasil, e tem crescido a cada dia, tem editoras que dedicam selos diferenciados para esse tipo de gênero. Apesar de algumas vezes o Chick Lit inclui elementos românticos (mas nem sempre).

Algumas pessoas consideram esse tipo de gênero como uma literatura fútil, lixo literário, sem conteúdo, leitura de mulherzinha, e muito mais...outras são completamente viciadas, e tem coleções enormes de Chick Lit. Não é o meu caso (ainda) rs.

Pois confesso que descobri tem pouco tempo que o único Chick Lit que eu li foi "O diabo veste Prada" que é um gênero Working Girl Lit - ele não é considerado oficial, mas se enquadra na temática de muitos chick lits. São histórias centradas em carreiras de suas personagens principais, seus problemas no trabalho, chefes e rotina.

Gente, existe inúmeros tipos de Chick Lits espalhados pelo Brasil e pelo mundo.


Alguns livros Chick Lits 






Postei imagens de apenas alguns livros que são mais conhecidos...mas existem muitos outros.

Resumindo: Chick Lit são livros que são escritos por mulheres, sobre mulheres e para mulheres. A idade das personagens dos livros não importa, podem ser garotas adolescentes de ensino médio, jovens, e até as cinquentonas, suas histórias na maioria das vezes são bem humoradas e relatam o dia-a-dia da mulher moderna e bem resolvida, sua rotina tripla, seus conflitos amorosos, no trabalho, no casamento, no divórcio. Enfim em todas as áreas de sua vida. Pois o Chick Lit é contado em um tom mais confiante, com uma pitada de humor.

E ai pessoal, gostaram?? Quem não sabia o que era Chick Lit conseguiu desvendar o mistério?? 
Vamos ler alguns Chick Lits?? Se quiserem falar sobre os que vocês já leram, fique a vontade para deixar o seu comentário ou sugestão.

Eu já estou com um Chick Lit em mente para ler. rs..

Bom Feriado!!!

Bjs *..*

12 comentários:

  1. Confesso que demorei um pouco para descobrir o que era, viu?
    Eu adoro! Estou lendo, inclusive, "Fazendo meu Filme". A Meg Cabot deve ser a campeã desse tipo de livro e ela é uma das minhas autoras preferidas. Logo, eu amo esse tipo de livro hahaha.
    Estava lendo "Desaparecidos", que também conta a história de uma garota e seus problemas! Desses que você colocou aí, já li a coleção do Diário da Princesa, O Diário de Bridget Jones e Os Delírios de consumo de Becky Bloom.

    Eu realmente acho que esse tipo de leitura não acrescenta muita coisa em nossas vidas, mas acho que é super gostoso de ler e é uma ótima forma de distração. Esse tipo de livro é realmente só para o entretenimento, sem que a pessoa queira pensar muito hahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea, rsrs...que bom!!! Pelo menos não fui a única que não sabia o que era. Estou doida pra ler "Fazendo o meu filme" ouvi dizer que é muito bom!!!
      Então...esse fato de ler algo por puro prazer é entretenimento é bom de mais!!! Vou começar a ler alguns Chick Lits. Confesso que estou precisando.
      Obrigado pelo comentário.

      Bjokass

      Excluir
  2. Oi Kelly, adorei o post. Eu confesso que até pouco tempo também não sabia do que se tratava o gênero. Descobri recentemente pela blogosfera. Bem, acho que o mais parecido com o gênero foi o livro que li agora, Concerto Inacabado da Nora Roberts, tem resenha lá no blog se quiser dar uma olhada. Confesso que tenho curiosidade em alguns títulos da Maria Keys e Fazendo Meu Filme da Paula Pimenta. Parabéns pelo post.

    Beijos Fran Borges

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran, vc acredita que nunca li nenhum livro da Nora Roberts??
      Vou lá no seu blog conferir.
      Bjokas Obrigado pelo carinho.

      Excluir
  3. Hey, Kelly, tudo bem?

    Adoro chick lit! :D
    Tem um muito engraçado, da Sophie Kinsella, chamado "O Segredo de Emma Corrigan". E há um nacional também, da Fernanda Saads, chamado "As Confissões de Laura Lucy". Ambos são ótimos e nos arrancam várias gargalhadas, adooooro! Tem resenha dos 2 no blog.

    Obrigada pela visita!
    Gostei muito do seu blog, voltarei mais vezes.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Sandra, muito obrigado pelo carinho e dedicação!!
      Vou ler esses chick lit que vc indicou.
      E seja sempre bem vinda no meu blog.

      Bjokas

      Excluir
  4. Oi, oi!
    O único chick-lit que li foi Do Seu lado, que é nacional! É viciante ao extremo, shuahsuahsua
    Mas acho que qualquer pessoa pode ler.
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsr...Poxa eu quase não li nenhum...Mas vou pegar esse hábito, pois eles são muito bons.
      Obrigado pelo comentário.
      Bjokas

      Excluir
  5. Oi flor! Pois é...eu tbm não sabia a uns 6 meses atrás uhahahua
    É cada termo que dão para os gêneros literários né!
    Eu particularmente gosto bastante de chick-lit, maaaaasssss pra mim vira uma chatice ler mais de 2 em seguida. Sei la, fica meio cansativo, pq é sempre o mesmo sentido da história. Tenho sempre que intercalar a leitura deles.
    Desses da sua lista li Melancia, Férias e Sushi. Sendo que o Sushi foi uma leitura beeeeem arrastada! Demorei quase 1 mês pra terminar ele!!!
    Melancia eu AMEI e Férias foi legalzinho. Tenho toda a coleção da Marian Keyes, mas vou demorar um pouquinho pra ler o restante, é mtos na fila!
    O Delírios de Consumo comprei ano passado e até agora nada de ler tbm uhahuhau
    O Diário de Bridget Jones comprei em pocket sem saber, e eu ODEIO poket :/ ou seja, vai demorar pra ser lido tbm ahuhuahau
    Estou doida pra ler o Fazendo meu Filme, mas os livros tem um preço bem salgadinho e não to podendo agora hihihi
    Bjokas
    http://www.livroscomresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não li nenhum desses...Comprei o "Diario da Princesa" ontem em uma promoção que ta rolando no Sub por 9,90 ai vamos ver se animo ler o restante. rs...Mas vou ler mais Chick Lit.
      Bjokas

      Excluir
  6. Kelly, acabei de descobrir o porque eu não gosto de Chick Lit KKKKKKKKKKKKKK
    São muito mulherzinhas, eu gosto de batalhas e violência!
    Adorei o post, super informativo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs...Pois é Natany, é esse o gênero dos Chick Lit.
      rsrs...Que bom que gostou do post.
      Bjokass

      Excluir

Obrigado pela seu visita, e pelo seu comentário.
Deixe o link do seu blog se você tiver, que irei seguir com maior prazer.
Deixe também o seu e-mail, que estarei respondendo o seu comentário.
Bjos

© Livros e Marshmallows ♥ - Todos os direitos reservados - 2016 ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo