topo :)

08/02/2013

Resenha - @mor


Olá pessoas...
Hoje é dia de resenha aqui no blog, sei que tem muito tempo que não posto resenha aqui. Mas estou dando uma adiantada nas minhas leituras, e sempre vamos ter resenhas fresquinhas. Hoje vou falar de um livro no qual eu não gostei muito, esperava muito mais dele, e tomei muita raiva de um personagem. Vou contar tudo pra vocês. Vamos conferir?



Livro: @mor
Autor: Daniel Glattauer
Editora: Suma de Letras
Edição: 1
Ano: 2012
Skoob: 3 Estrelas

Sinopse: Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. A expectativa é uma faca de dois gumes e a realidade pode não estar à altura. A tradição dos romances epistolares, compostos exclusivamente de trocas de cartas, é antiga na literatura ocidental. O primeiro livro com estas características, o espanhol Prisão de amor, de Diego de San Pedro, data de 1485. No século 18, o gênero se tornou popular, com clássicos como Ligações perigosas, de Choderlos de Laclos, Clarissa, de Samuel Richardson, e O sofrimento do jovem Werther, de Johann Wolfgang von Goethe. O austríaco Daniel Glattauer dá nova vida à tradição epistolar em @mor, primeiro de dois romances que exploram um relacionamento sustentado basicamente em trocas de e-mails. Romance de estreia de Glattauer e campeão de vendas na Alemanha e na Espanha, o livro explora, sob roupagem moderna, sentimentos familiares a amantes de todas as gerações.

Resenha: @mor conta a história de Emma Rothner e Leo Leike. Emmi envia um e-mail para o cancelamento de uma assinatura da Editora Like, e por erro de digitação com a troca de uma das letras esse e-mail foi parar na caixa de entrada de um homem chamado Leo Leike.

Embora o mesmo tenha comunicado que houve erro, e que o e-mail dele não era da Editora Like; Emmi continua mesmo assim a enviar mensagens.
Por muita insistência de Emmi (na minha opinião foi muita insistência da parte dela), Leo também começa a corresponder as suas mensagens. E surge entre os dois uma amizade, um interesse da parte de Emmi. E muitos e-mails são enviados, a cada momento, a cada segundo;  Ela percebe que não consegue mais ficar um dia se quer sem ver um e-mail de Leo na sua caixa de entrada. Leo Leike demonstra ser um homem sério e correto, e que não está assim tão a fim de Emmi; Pelo menos no inicio. 

Depois de um certo tempo ele acaba vendo que está um pouco interessado por ela. Então um encontro é marcado em um restaurante cheio de pessoas, mas os dois decidiram que tentariam adivinhar quem é quem. 

O livro é todo escrito através de e-mails, inclusive e-mails inteligentíssimos; Isso eu achei super legal e diferente. Pois o conteúdo da história é baseado em e-mails.

De inicio não gostei da personagem Emmi, achei que ela forçou muito a barra tentando manter contato com Leo. O seu jeito prepotente me irritou e o fato dela se achar demais. Não gostei!

Em muitos momentos ela foi indecisa, covarde, e mesmo sendo casada desejava o Leo, queria ele preso a ela, queria que ele desse satisfação da vida dele pra ela; Sendo que em poucos momentos ela se abria, em poucos momentos ela falava da sua vida em si, do seu casamento.

Houve situações no livro que me deixou muito frustada. O casal simplesmente não saia da mesmice. Mesmo o diálogo dos protagonistas sendo bastante real, de uma forma muito clara e direta, eu me frustei várias vezes. Não tinha como saber muito sobre a vida dos protagonistas, alguns acontecimentos só dava pra saber por meio das perguntas um do outro. 

Outro detalhe que achei muito bom foi a forma em que o protagonista Leo Leike escreve. Nossa! Que homem inteligente! Ele usa as palavras de uma forma muito rica e congruente.

A diagramação do livro fez com que o texto tivesse realmente cara de e-mail. Gostei muito disso! Apenas em algumas partes que eu me perdia, e não sabia quem estava escrevendo. Pois não era especificado quem estava enviando a mensagem e quem estava recebendo.

Sinceramente?! Eu senti um sentimento de ódio e amor nesse livro, não sei explicar muito bem, apenas sei que quero muito ler a continuação pra saber que rumo vai tomar a vida de Emmi e Leo.

Quotes que eu mais gostei:

"Para poder ser bem humorada, a pessoa precisa reconhecer em si mesma ao menos um sopro de graça. E para ser sincero: hoje em dia eu não reconheço nada disso em mim, sinto-me absolutamente sem graça".

"Quem procura uma aventura é porque não está vivendo uma. Não é verdade?"


"A proximidade não é o fim da distância, mas sua superação. A ansiedade não é a falta da completude, mas sim a constante procura por ela e a repetida insistência em obtê-la".


"Como o nome já diz, esses tempos são velhos. Novos tempos não podem nunca ser como os velhos tempos. Quando se tenta, eles parecem tão somente antigos e gastos, como aqueles pelos quais se suspira. Não se deve nunca lamentar o tempo que passou. Quem lamenta pelo tempo que passou está velho e de luto".


Bom pessoal, por hoje é só. Espero que vocês tenham gostado da resenha de hoje. Deixem aqui os comentários e me digam se gostaram ou não da resenha.



Bjs pessoal *..*

12 comentários:

  1. Não tinha visto resenha sobre esse livro ainda. Achei ele um pouco "água com açúcar". Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Kelly! Tudo bem?
    Nossa, eu já li esse livro e simplesmente me apaixonei, apesar de concordar com os pontos negativos que você citou.
    A Emmi é realmente muito chatinha, indecisa e reclama de tudo. Mas, no fundo, gosto dela e até a entendo. Não tem como não se apaixonar pelo Leo, rs. O achei simplesmente perfeito e muito bem construído!
    Gostei do livro por ser tão real e tão possível acontecer uma situação como a que eles viveram nos dias de hoje, embora o questionamento que eles se fazem no decorrer da história seja válido: conhecer alguém por meio de palavras sem dúvida não é a mesma coisa que conhecer pessoalmente, embora as palavras consigam nos fazer apaixonar! ^^
    No geral, gostei bastante e se tornou um dos meus favoritos. Agora só fico ansiosa esperando pelo lançamento do próximo volume... =(
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Já li algumas resenhas desse livro e tinham a opinião parecida com a sua. A história me parece interessante e a forma de narrativa também me instigou. Gostaria muito de ter a oportunidade de ler esse livro! Adorei a resenha amore, os quotes que você escolheu são perfeitos!

    Beijos

    Bia - @escrevendomundo
    www.escrevendomundos.com

    ResponderExcluir
  4. Oii
    Tenho vontade de ler esse livro, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade. :a

    Beijos,
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, seus sentimentos foram bastante contraditórios MESMO. Até agora eu não sei se você amou ou odiou kk'

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. O que não me atraiu nesse livro foi exatamente os emails, deixa a leitura mais fria e não gosto muito deses namoros de inicio virtual.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. @Nati Realmente eu também acho o mesmo do livro. Mas vou ler sim a continuação.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  8. @Lee É verdade!!! Vamos ver que fim terá esse livro.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  9. @Gabriela A. Então leia!!! E veja se vc concorda comigo.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  10. @Gabriela kkkkkkkk...realmente eu ainda não sei o que senti.
    Bjsss

    ResponderExcluir

Obrigado pela seu visita, e pelo seu comentário.
Deixe o link do seu blog se você tiver, que irei seguir com maior prazer.
Deixe também o seu e-mail, que estarei respondendo o seu comentário.
Bjos

© Livros e Marshmallows ♥ - Todos os direitos reservados - 2016 ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo