topo :)

12/04/2013

Resenha - A Culpa é das Estrelas


Oioi pessoas...
Hoje é dia de resenha!! E o livro a ser resenhado é um dos mais famosos no mundo literário "A Culpa é das Estrelas". Vou realmente falar o que achei desse livro. Confiram!



Livro: A Culpa é das Estrelas
Autor: John Green
Editora: Intríseca
Edição: 1
Ano: 2012
Skoob: 4/5

Sinopse: A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.

Resenha: O livro conta a história de Hazel uma jovem de dezesseis anos que sofre de um câncer de Tireoide com Metástase nos pulmões, Hazel aparentemente demonstra estar em um estagio de depressão, vive trancada no quarto, lê várias vezes o mesmo livro, raramente come, e passa muito tempo pensando na morte. 
Augustus Waters outro jovem de dezessete anos também vítima do câncer, teve uma perna amputada por causa da doença. Um jovem de bem com a vida, bem humorado e otimista.
Os dois frequentam um Grupo de Apoio, e lá se conhecem. Um romance acontece, uma longa história está por vir.

O livro é narrado na primeira pessoa através da protagonista Hazel. A narrativa é muito gostosa de se ler, os personagens são engraçados; Mesmo vivendo uma luta constante contra o câncer; O humor não conseguiu ficar de fora. Eu li o livro em uma tarde, quando pensei que não, já estava no ultimo capítulo de tão envolvente que a história foi.
Confesso que esperava muito mais, mediante a tantos comentários sobre o livro no skoob e em vários blogs literários. Mas mesmo assim não me decepcionei por completo.
Apenas não gostei de alguns personagens, como o autor Peter Van Houten. Achei chato a insistência da protagonista em conhece-lo. E nesse momento a leitura decaiu um pouco ficando cansativa.

Houve um momento que me surpreendi com a reviravolta em que o enredo da trama tomou. O autor conseguiu ser claro e objetivo no contexto da história, e simplesmente me surpreendeu.

A luta contra o câncer não é nada fácil, hoje em dia tem sido uma das doenças que mais mata no Brasil e no mundo, encarar essa realidade com humor e naturalidade, tem que ser herói. John Green conseguiu colocar isso como foco na vida dos personagens. Mesmo sabendo qual poderia ser o fim.

"-Grande guerra-ele disse com desdém.-Estou em guerra contra o quê? O meu câncer. E o que é o meu câncer? Meu câncer sou eu. Os tumores são feitos de mim. Eles são feitos de mim tanto quanto o meu cérebro e meu coração são feitos de mim. É uma guerra civil, Hazel Grace, a gente já sabe quem vai vencer".

No decorrer do livro é notável a mudança de comportamento de Hazel, consigo até enxergar que suas atitudes são mais maduras. Augustus simplesmente cada vez mais doce e compreensível (ele foi o meu personagem favorito).

O que mais me chamou atenção foi o fato da história ser totalmente fictícia; Até o nome dos medicamentos que os protagonistas domavam eram fictícios. O autor teve imaginação pra criar tudo nos mínimos detalhes, e se ele mesmo não mencionasse no livro, eu juro que acreditaria que tudo era baseado em fatos reais.

Quotes que eu mais gostei:

"O lar é onde fica o coração; Amigos de verdade são difíceis de encontrar e impossível de esquecer; O verdadeiro amor nasce em tempos difíceis".

"Nos dias mais sombrios o Senhor coloca as melhores pessoas na sua vida".

"Enquanto ele lia me apaixonei do mesmo jeito que alguém cai no sono: gradativamente e de repente, de uma hora pra outra".

"-Estou apaixonado por você e não quero me negar o simples prazer de compartilhar algo verdadeiro. Estou apaixonado por você e sei que o amor é apenas um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim, e que haverá um dia em que tudo que fizermos voltará ao pó, e sei que o sol vai engolir a única Terra que podemos chamar de nossa, e eu estou apaixonado por você".

"Senti como se tudo estivesse crescendo dentro de mim, como se eu me afogasse numa alegria estranhamente dolorosa, mas não consegui dizer aquilo de volta. Não consegui falar nada".

"Banhe-se Diariamente no Consolo das Palavras de Deus".

"Eu não o trocaria por nada nesse mundo. Você me deu uma eternidade dentro dos nossos dias numerados, e sou muito grata por isso".

"Meus pensamentos são estrelas que eu não consigo arrumar em constelações". 

Sim! Eu sei que foram muitos quotes. Mas nunca tinha marcado tantos quotes em um só livro, esse foi o primeiro. rs..."A Culpa é das Estrelas" é um livro muito bom. Recomendo!


Classificação


Espero que vocês tenham gostado da resenha. Deixem aqui os comentários.

Bjs *..*

22 comentários:

  1. Estou extremamente louca pra ler esse livro
    Não vejo a hora de me emocionar com
    o enredo dessa trama.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Kelly! Estou ansiosa para ler A Culpa é das Estrelas! Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Também imaginava que eram fatos reais, mas ele mesmo disse que não. Procurei saber mais sobre a história e descobri que o livro foi "baseado" em uma garota chamada Ester, ele até dedicou o livro a ela. A Ester fazia tinha um vlog e ela é igualzinha a Hazel que eu imagino, com a cânula e tudo.

    Bom, gostei da sua resenha, principalmente as quotes que você escolheu ^^

    ResponderExcluir
  4. Eu acho seu blog muito lindo. parabéns pela resenha. Muita gente fala muito bem desse livro. Espero ter a oportunidade de lê-lo.

    Abraços e bom findi.

    palavrasaventureiras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Kelly!

    Esse livro tem um gênero que eu não curto muito, então nem pensava em ler. Mas como você disse, as pessoas falam tanto, e tão bem dele, que de tanto ler resenhas e quotes lindos como esse que você reparou, já me rendi, me encantei. John Green fez um trabalho incrível, e posso afirmar isso mesmo sem ter lido o livro. Adorei a sua resenha, adorei saber mais sobre o livro. E eu amo o nome dessa personagem! rs Espero ler o livro assim que eu tiver a oportunidade!

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é realmente lindo! Virou meu xodó! ^^

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  7. Oiee :)

    Se eu já estava looouca para ler esse livro , agora , depois da sua resenha etou mais doida ainda kkk , beijos !!!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. eu tenho o ebook desse livro aqui em casa, mas estou enrolando pra ler ele sauhshsuahu

    ResponderExcluir
  9. @Delmara Silva Vc vai gostar!! Ele é um livro bom...Bjss

    ResponderExcluir
  10. @Vanessa Vieira Obrigado Vanessa...vc vai gostar do livro.
    Bjss

    ResponderExcluir
  11. @Marcelle Dantas rsrs..Ah! Leia sim!! Vc vai gostar...bjss

    ResponderExcluir
  12. @Alice Aguiar rsrs...eu não gosto de ler em e-book não.
    Bjss

    ResponderExcluir
  13. Nossa, esse pra mim está entre os melhores livros do ano! Achei simplesmente maravilhoso e uma grande lição! E eu tive a mesma impressão que vc. Se ele não falasse que era tudo obra da imaginação dele, eu juraria que era baseado em fatos reais!

    beijos
    Kel
    http://porumaboaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. @Kel Araujo rsrs...pois é Kel...
    O livro parece mesmo fatos reais.
    Bjss

    ResponderExcluir
  15. Oie,

    adorei a resenha e tambem o classifiquei como 4 estrelas, apesar de ter gostado muito do livro, não o achei isso tudo que falam dele... Mas é um livro emocionante e que virando filme, vai ser sensacional !!!


    Beijus

    Renata Sara

    http://amordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. @Renata Sara Já vi que temos gosto bem parecidos. rsrs...
    Bjokass

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito da sua resenha. Eu já tinha super ouvido falar desse livro, mas não conseguia achar uma resenha que me explicasse exatamente sobre o que o livro dizia, agora deu uma ótima 'clareada nas idéias'. Curti.

    Vi seu blog pela lista de Amigo Secreto Blogueiro e adorei! :D

    Bjs!

    rocknbooks.wordpress.com

    ResponderExcluir
  18. @Paula de Oliveira Muito Obrigado Paula!! Que bom que gostou :)
    Bjokass

    ResponderExcluir

Obrigado pela seu visita, e pelo seu comentário.
Deixe o link do seu blog se você tiver, que irei seguir com maior prazer.
Deixe também o seu e-mail, que estarei respondendo o seu comentário.
Bjos

© Livros e Marshmallows ♥ - Todos os direitos reservados - 2016 ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo