topo :)

17/05/2013

Resenha - A Fórmula da Vida


Oioi pessoas...Tudo bem com vocês?
Hoje trago mais uma resenha pra vocês do livro "A Formula da Vida". Esse livro é de um Book Tour que estou participando organizado pelo blog Palácio de Livros. Espero que gostem da resenha! Confiram.



Livro: A Fórmula da vida
Autora: Adriana Igrejas
Editora: Letra Capital
Ano: 2011
Páginas: 432
Skoob: 4/5

Sinopse: O que é a vida? Qual a melhor forma de se viver? Pode alguém que perdeu tudo que era importante em sua vida ainda ser feliz? Ainda há esperança mesmo para quem viveu dor, violência, solidão? Para quem se deixou levar pelo caminho do mal? Na jornada em busca da fórmula da vida, o leitor vai experimentar muita ação, tramas, drama, confitos existenciais e romance. Vítima de um crime, Catarina Evangelista Durval atravessa a adolescência e chega à vida adulta com vários dilemas e vai precisar lutar pela sua vida e resolver todos os seus problemas antes de poder buscar novamente o amor e a felicidade. A fórmula da vida é um livro para todos os gostos. Tem um pouquinho de tudo em uma história cheia de reviravoltas e com personagens marcantes e apaixonantes, dentro de uma narrativa dinâmica e moderna. 

Resenha: A Fórmula da vida conta a história de uma menina chamada Catarina, que quando criança tinha uma vida normal, uma adolescência normal. Morava com o pai, um homem muito rico, que descobre por meio de estudos a fórmula da vida. Uma formula que tem o poder de limpar e purificar qualquer tipo de água que esteja poluída; principalmente água dos grandes rios e mares. Com esta grande descoberta o pai de Catarina coloca em risco a sua vida e a vida de sua filha; homens poderosos tinham muito interesse nessa fórmula, pois renderia milhões de lucros para quem a obtivesse. 
Um assalto acontece; bandidos rendem Catarina e seu pai na sua própria casa. Tudo que há de pior estava reservado para eles naquela noite. Uma morte, um estupro. Um grande trauma causado em uma adolescente de apenas 14 anos de idade. Catarina tenta sobreviver a esse grande trauma, tenta levar a sua vida como antes. Difícil esquecer as marcas do passado, difícil encarar a sociedade, difícil encarar a si mesma. 

Nas primeiras cem páginas do livro, eu achei a história muito monótoma e bastante cansativa. Não gostei nem um pouco da protagonista. Simplesmente não concordei com algumas atitudes que ela veio tomando no decorrer da história. Não consegui enxerga-la como uma jovem bonita, e que não tivesse uma grande masculinidade (aparência de homem). A autora tentou mostrar no livro e evidenciar a sua beleza, mas...pelo fato dela ter focado tanto no seu jeito ruim e revoltado de ser, acho que a sua beleza acabou sendo uma inverdade. Pois foi impossível imaginar a protagonista uma jovem bonita.
Um ponto que achei super desnecessário na trama foi quando a autora tentou mostrar o lado pobre das pessoas de classe baixa, e a religião dos cristãos evangélicos. A forma como colocou os evangélicos foi como se eles fossem pessoas fanáticas que não soubessem aproveitar a vida e que todo o seu mundo se ressumia em igreja. No meu ponto de vista não é bem assim que funciona.

Como havia dito que as cem primeiras páginas do livro tinha sido muito cansativa, já não posso dizer o mesmo depois que passou as cem páginas.
O livro começou a ficar muito interessante, simplesmente não conseguia parar de ler até chegar no final. Tudo mudou de uma forma tão rápida que eu fiquei simplesmente muito surpreendida.
A narrativa passou a ser super envolvente, os personagens ganharam vida. Até comecei a gostar um pouco da protagonista.
Encontrei poucos erros de português, que foram errinhos bem bobos e que passaram bem desapercebidos.
Gostei bastante do final do livro, achei muito legal a autora ter buscado personagens que apareceram no início da história, e fazer com que eles fizessem parte do final. Difícil encontrar um autor que faça isso.
Não gostei muito da diagramação. As letras são minúsculas o espaçamento pequeno, e isso dificultou um pouco a leitura.
Mas confesso que quando terminei de ler, senti saudades dos personagens e senti saudades da história, simplesmente queria que ela continuasse pelo menos mais umas cem páginas.

Quotes que eu mais gostei:

"A leitura, na verdade, foi sua grande salvação. Teria enlouquecido, se não fossem pelos livros! Eles lhe faziam companhia. Através deles conheceu o pensamento humano das mais diversas formas e cultivou o seu próprio, sem, no entanto, uma interação direta com um ser humano!"

"Você é a primeira coisa em que eu penso quando acordo e a última antes de dormir". 


O livro "A Fórmula da Vida" é um livro que eu recomendo pra quem gosta de um bom romance misturado com uma boa aventura.

Classificação


Espero que vocês tenham gostado da resenha. Deixem aqui os comentários.

Bjokas *..*

6 comentários:

  1. caa não gosto quando acho errinhos no livro sabe
    nao me interessei tanto pelo livro, mas quem sabe eu leia um dia.

    ResponderExcluir
  2. Oi Kelly,
    Gostei da resenha. Achei o livro interessante. Ainda não li mas quem sabe um dia.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. @Joyce Gadiolli Pois então leia, pois este livro é muito bom!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Oi, Kelly. Que bom que gostou do livro apesar dos pesares que colocou. É muito interessante ver pontos de vista diferentes. O que você não gostou no livro é o que mais agradou a outras pessoas e vice versa. É assim mesmo. A cada dia ouço comentários diferentes sobre o livro e acho que isso é que torna a obra de arte rica, as múltiplas interpretações... Obrigadinha e beijos! adrianaigrejas@oi.com.br

    ResponderExcluir
  5. @Adriana Igrejas rsrs...é verdade Adriana. Ainda bem que temos sempre opiniões diferentes. Obrigado também pelo carinho.
    Bjokass

    ResponderExcluir

Obrigado pela seu visita, e pelo seu comentário.
Deixe o link do seu blog se você tiver, que irei seguir com maior prazer.
Deixe também o seu e-mail, que estarei respondendo o seu comentário.
Bjos

© Livros e Marshmallows ♥ - Todos os direitos reservados - 2016 ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo