topo :)

05/09/2013

Resenha - Vidas Trocadas


Oi meus leitores...Tudo bem com vocês??
Hoje trago mais uma resenha, de um livro da nossa Editora parceira Benvirá. Confiram!!



Livro: Vidas Trocadas
Autora: Katie Dale
Editora: Benvirá
Ano: 2013
Páginas: 408
Skoob: 4/5
Adquira o livro: aqui

Sinopse: Quando sua mãe, Trudie, morre vítima da Doença de Huntington – mal que atinge o sistema nervoso –, Rosie sofre não apenas pela perda, mas também pela sombra que paira sobre seu futuro: o alto risco de também ser portadora da doença. Determinada a saber o que está à sua espera, Rosie conta para “Tia Sarah”, a melhor amiga de sua mãe, que pretende fazer o exame que revelará se tem ou não a doença. Apavorada com as outras verdades que o exame pode revelar, Sarah decide abrir o jogo e conta algo que desestrutura ainda mais a vida de Rosie: Trudie não era sua verdadeira mãe. Rosie fora trocada na maternidade logo após seu nascimento, pois o bebê de Trudie tinha pouquíssimas chances de sobreviver. Devastada pela notícia, Rosie decide procurar sua mãe biológica e, junto com o namorado, deixa a Inglaterra para trás e parte para os Estados Unidos, onde acredita que se reunirá à sua família. O que a garota não pode prever é que a revelação deste segredo irá mexer com a vida de pessoas que ela nem mesmo imagina que existem...

Resenha: O livro conta a história de Rosie uma jovem de 17 anos que perdeu muito tempo de sua vida cuidando de sua mãe que sofria de uma doença chamada Huntington. Doença esta que é uma mutação genética que causa uma degeneração progressiva nas células cerebrais - algo na mesma linha dos efeitos físicos do mal de Parkinson, mas somado à deterioração mental do Alzheimer, que lentamente tira a capacidade de andar, falar e processar informações. Por causa desta doença a mãe de Rosie vem a óbito. Com preocupação de ter herdado a mesma doença que a mãe, Rosie resolve fazer o teste para saber se contem o gene da doença. Mas antes mesmo de ir ao laboratório para buscar o resultado do exame, Rosie descobre que a mãe que ela cuidou e amou em todo esse tempo não era a sua mãe biológica. E que a sua vida foi uma mentira. Rosie decide ir em busca do seu passado. Como encarar o seu futuro quando o seu passado é uma mentira?  

Eu gostei bastante do livro e achei a narrativa bastante envolvente. Confesso que no início da história fiquei um pouco perdida com o diálogo dos personagens e com a narrativa. Mas não demorou muito e logo consegui entender todo o enredo e me aprofundar mais e mais em Vidas Trocadas.
A autora teve uma criatividade bastante interessante, abordou uma doença que eu não conhecia e nunca na minha vida imaginava que ela existia, por um momento cheguei a achar que a doença era algo inventado pela autora (mas não é) a doença realmente é real e existe milhões de casos registrados na Inglaterra e nos Estados Unidos. Abordar doenças verdadeiras em livros eu acho bastante complicado, o autor tem que saber muito bem o que está falando e isso a autora soube fazer muito bem.

A narrativa é abordada em dois pontos de vista. O ponto de vista da Rosie e o da Holly. Isso é muito bom, pois conseguimos ver a história nos dois lados e de um jeito bem diferente. É como se a autora nos mostrasse de uma forma mais ampla e geral. Não gostei muito da protagonista Rosie, achei ela muito egoísta, e prepotente. Senti vontade de bater nela em vários momentos. 

Em alguns pontos da história eu achei que a autora prolongou muito alguns assuntos que não eram tão importantes e encheu um pouco a linguiça (como diz o ditado popular) e a narrativa acabou se tornando um pouco cansativa. Quando chegou pra lá da metade do livro ela começou a correr um pouco pra chegar no final, mas parecia que ela não conseguia chegar no final do livro. Isso ficou bem exposto. Apesar de algumas reviravoltas que o enredo teve, conseguimos ter uma percepção do que vai acontecer (na maioria das vezes acertamos o que vai acontecer). Mas a autora conseguiu me surpreender me trazendo um final que eu não esperava, um final que eu não queria. No meu ponto de vista ficou algumas coisas que deviam ter sido esclarecidas e não foram. PESSOAL ISSO NÃO É SPOILER. Então isso acabou fazendo com que eu desse 4 estrelas pra esse livro. Considerando sim! Ele é um livro muito bom! E recomendo com todo o prazer pois a história é muito bonita. Mas que na minha opinião faltou algumas coisas pra fechar com chave de ouro. 

A Editora mandou super bem na capa. Meu Deus!! Que capa linda!! Simplesmente perfeita e tem tudo haver com a história. A diagramação é ótima e não encontrei erros de revisão. Parabéns a Editora Benvirá pelo maravilhoso trabalho.

Quotes que eu mais gostei:

"-Aquela noite - aquela noite terrível e devastadora - mudou a vida dela para sempre e fez a minha acabar de vez. E agora ela não está mais aqui. Ela se foi, e aqui estou eu, sem que nada tenha me restado: sem amigos, sem vida, sem futuro".

"Uma pessoa não pode existir se não tiver passado".

"Porque só de posse da verdade se pode encontrar uma forma de lidar com ela".

"E, no fundo, ela não roubou minha vida. Ela não poderia ter pegado o que não lhe pertencesse de fato. Ela me trouxe a verdade e a dura realidade que veio com a carga toda. Mas não, ela não roubou a minha vida. A verdade é que eu tenho vivido a vida dela até agora".

"A verdade pode até ferir, porém as mentiras são um círculo vicioso. Elas se escondem aninhadas dentro de nós, para de repente nos atacarem sem aviso prévio, antes mesmo que percebamos que estão lá".

"Tudo o que qualquer um de nós pode realmente fazer é aproveitar a vida ao máximo com o que tem, sorver o que o dia lhe oferece, cuidar de cada pequeno momento que tem ao lado daqueles que ama".

Classificação


Vocês curtiram a resenha?? Quem curtiu deixa aqui o seu comentário e quem não curtiu também. Fiquem de olho pois teremos mais novidades sobre o livro.

Bjs pessoal :)

26 comentários:

  1. Kelly, também adoro histórias contadas a partir do ponto de vista de mais de um personagem. É gostoso ver o olhar de cada um sobre os fatos. Parece interessante, mas realmente enrolações desnecessárias tornam a história um pouco cansativa. Concordo sobre a capa: linda!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha.

    http://devaneiosdeuma-adolescente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha. Gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  4. Achei interessante a história, gosto de dramas.
    Espero poder lê-lo em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi flor
    Quando li a sinopse eu pensei que esse é um livro que te faz pensar.
    Amei a premissa do livro e fiquei bem curiosa pra saber como ela encontrará a família e como será desenvolvida a história. Depois de perder a mãe deve ter sido horrível, descobrir que ela não é sua mãe biológica. Adorei essa capa.
    Ótima resenha
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Oie!

    Adoreii a resenha e estou bem curiosa para ler o livro.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  7. Adoraria ler esse livro..Só vejo comentários positivos sobre ele o que me alegra e anima ainda mais para que eu possa lê-lo..
    A capa é simples e bela..
    Bjs'

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eu nunca tinha ouvido falar dessa doença Kelly! Que horrível e dolorosa para qualquer família, é triste imaginar que tem pessoas por aí realmente sofrendo disso...
    O livro me cativou pelos segredos, gosto muito de enredos de mistérios que vão se revelando

    beijos!

    ResponderExcluir
  9. Também adorei essa capa, compraria só por causa dela! Adorei sua resenha!

    Abraços,

    Alisson
    http://contandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Confesso que sua resenha foi o primeiro contato que tive com o livro e gostei bastante. O enredo me pareceu ser bem tocante e triste, estilo a culpa é das estrelas (que também não li). Adorei, espero lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  11. A resenha está ótima, a temática abordada também onde envolve a família, os mistérios... estou muito a fim de ler este livro.
    limasilva.jakeline@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Adorei a capa e o título!
    Acho que já vi uma história por aí ao mesmo estilo, então mais do que óbvio que estou super curiosa em saber como ela termina, rs.

    Participando da promo!
    E parabéns, a resenha ficou ótima!

    Dani / danieladegobi@yahoo.com.br


    ResponderExcluir
  13. Tô namorando este livro desde o lançamento, concordo com você, a capa é tudo de linda, leria só por ela.
    Gosto de livros que nos deixam uma lição e possuem um conteúdo mais 'forte'. Este tá na lista.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito! ótima esta resenha,parabéns.Tudo esta perfeito,a capa nem se fala.Participando e torcendo para ganha-lo!
    e-mail: shirlandia279@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. muito bem feita a resenha! Parabens

    ResponderExcluir
  16. Apesar de você ter dito que a autora se prolongou um pouco na narrativa, eu senti que a leitura de 400 páginas passou fácil pra você.
    A premissa é perfeita, assim como sua resenha!!

    Adorei

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Simplesmente amei a resenha. Perder a mãe não é nada fácil, mas saber que pode ter uma "outra" mãe é uma grande esperança, acho que o livro vai ter muitas reviravoltas, pensei também que a mãe adotiva é uma criminosa, por ter trocado os bebês, não sei se isso é abordado no livro.
    Nome de seguidora: Miriam Guiraldelli

    ResponderExcluir
  18. Nem sei o que esperar do livro..Achei a capa tão linda quando vi...Aí a sinopse me instigou a leitura..Agora as resenhas só completam esse sentimento..Ler algo que aborda um tema tao cmplicado de se lidar porque envolve sentimentos dos dois lados..As duas famílias sofrem..os bbs sofrem..tudo sofre...mais OMG já quero.

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito do tema,acredito que a história seja rica em conhecimento tanto pessoal por parte do personagem mas também em informações em relação a doença e os dramas da família. Quero ler esse livro porque não me parece mais um na multidão, me parece diferente.

    ResponderExcluir
  20. Eu já estava curiosa para ler esse livro antes, só pela capa, mas agora eu sei que irei ler.
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha dele, mas é bem provável que eu vá curtir a leitura.
    Ótima resenha e eu espero me emocionar durante e leitura.

    ResponderExcluir
  21. Quero ler o livro, adorei a resenha. A capa do livro é linda! (=

    ResponderExcluir
  22. Também amei a capa, é linda e pela resenha o livro parece ser ótimo, estou doida pra ler esse livro!

    ResponderExcluir
  23. Drama, aventura, romance... adorei! Já entrou na lista de prioridades:)

    ResponderExcluir
  24. Muito boa a resenha, quero mesmo ler este livro

    ResponderExcluir
  25. Nossa, adorei a resenha, só aumentou minha vontade de ler este livro.

    ResponderExcluir
  26. Eu também achei essa capa maravilhosa e o título é muito bem colocado na historia, é uma pena voce não ter gostado muito da protagonista, quando isso acontece eu fico meio desapontada com a historia, espero que não sinta isso nela, também não conhecia a doença da mãe dela, nunca tinha ouvido falar, e que bom que a autora abordou o tema e soube dar as devidas explicações né, enfim, uma ótima resenha que me deixou com muito mais vontade de ler esse livro! :)

    ResponderExcluir

Obrigado pela seu visita, e pelo seu comentário.
Deixe o link do seu blog se você tiver, que irei seguir com maior prazer.
Deixe também o seu e-mail, que estarei respondendo o seu comentário.
Bjos

© Livros e Marshmallows ♥ - Todos os direitos reservados - 2016 ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo