topo :)

19/02/2014

Resenha - Quarto


Oioi pessoas...Vamos de resenha hoje? Confiram o que eu achei deste livro.



Livro: Quarto
Autora: Emma Donoghue
Editora: Verus
Ano: 2011
Páginas: 350
Skoob: 5/5

Sinopse: Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la. O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar.

Resenha: Quarto é um livro incrível. Nesse quarto conhecemos a história de Jack e sua mãe (no livro não é mencionado o nome da mãe). A mãe de Jack foi sequestrada quando tinha 19 anos por um homem (conhecido como o velho Nick) que a manteve em cativeiro por 7 anos. Sendo sua prisioneira e sendo abusada sexualmente por várias vezes, ela engravida a primeira vez, sofre um aborto e na segunda vez nasce Jack. No início do livro já conhecemos Jack completando 5 anos de idade. O próprio Jack nos conta a sua história, ele e sua mãe vivem presos nesse quarto e este é o único mundo em que Jack conhece. Tudo que ele conhece se resume dentro do quarto. 

A mãe de Jack lhe ensinou tudo que sabia: ler, escrever, fazer contas de matemática; eles faziam atividade física. Jack assistia televisão, curtia todos os seus desenhos preferidos, mas em sua cabeça tudo que passava na televisão era de mentira e que existia em um mundo lá fora. 
Mãe se tornou uma mulher forte e determinada a viver por causa do seu filho. Manteve firme no seu coração o desejo de continuar lutando, lutando para sair daquele quarto e mostrar ao Jack o verdadeiro mundo lá fora. Até que ela planeja um mirabolante plano de fuga juntamente com Jack. Será que este plano vai dar certo? Será que Jack vai descobrir o que é viver de verdade?
Somente lendo o livro para saber. Rs...

Quando comecei a ler o livro, me deparei com uma narrativa bem diferente da que eu estava acostumada a ler. A linguagem do livro é realmente de uma criança de 5 anos (algumas palavras ditas erradas) comum de uma criança que tem esta idade. A autora pensou em todos os detalhes, a forma que Jack agia e pensava era exatamente para a idade dele. Isso foi incrível. 

"Mas as minhas células são feitas de células dela, quer dizer que eu sou meio dela. E também, quando eu digo para ela o que estou pensando e ela diz para mim o que esta pensando, nossas ideias de cada um pulam na cabeça do outro, que nem lápis de cera azul em cima do amarelo, que dá verde." Pag.22

A narrativa é envolvente, e você fica numa ansiedade enorme para saber o que vai ser dos dois (mãe e Jack). Conseguimos imaginar como eles foram felizes e ao mesmo tempo como eles sofreram dentro do quarto. A autora nos faz refletir, nos mostra o mundo e a forma em que vivemos de um jeito diferente. Aprendemos a dar valor as coisas mais simples que hoje não faz tanta diferença na nossa vida. Mas quando estamos presos, tudo na vida tem valor. 

Não chorei lendo este livro, mas me emocionei e fiquei muito feliz de ter tido a oportunidade de ter lido. Espero que quem ainda não leu, possa ler e conhecer o maravilhoso Jack. O menino de apenas 5 anos que vai fazer você amá-lo eternamente.

Classificação
                  

O que acharam da resenha pessoal? Alguém aqui já leu este livro? Se já leu, deixem aqui nos comentários me contando o que acharam.

Bjokas :)

8 comentários:

  1. Eu não tenho palavras para expressas minha felicidade em ver mais uma fã do livro. Eu adoro ele, acho extraordinário e desejo que todas as pessoas tenham a oportunidade de ler.
    Infelizmente pouquíssimas leram.

    Vem neném, você é mais uma fã do Jack

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha visto uma resenha deste livro antes. Na verdade, eu nunca tinha escutado falar neste livro antes. Mas adorei e queria muito ler.

    ResponderExcluir
  3. Vale muito a pena! Eu o comprei por um indicação do Blog do Zeca Camargo, achei interessante a abordagem dele a respeito do livro.
    Quando comecei a ler me apaixonei pelo Jack, a simplicidade dele, a forma de ver as coisas... e confesso que chorei o livro todo, em especial no momento em que ele descrevia situações terríveis pela ótica de uma criança, demonstrando uma pureza inalcançável!
    Concordo com a Lise Orsi quando diz que todos deveriam ler este livro, ele é uma baita lição de vida, de valorização e amor.
    ;)

    ResponderExcluir
  4. Eu li esse livro há uns 2 anos, nas férias. Apesar de tratar de um tema pesado, li muito rápido. Emocionante mesmo! Tenho vontade de reler.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  5. Amiga eu já tinha visto esse livro por várias vezes nas livrarias, mas nuca tinha tido interesse de pega-lo para ver do que se tratava.
    Pela sua resenha o livro parece ser bem interessante, mas não despertou tanto meu interesse sabe.
    Eu estou mais no clima de livros de Aventura, Fantasia e Romance.
    Deve ser por isso, mas um dia eu vou dar uma chance para obra, porque as vezes podemos nos surpreender com alguns livros que nunca pensamos em comprar.
    Enfim...

    Espero que esteja bem minha querida amiga
    Se cuida e fica com Deus

    Ahhh...Mandei uma mensagem pra vc em seus contatos, vc viu?
    Assim que ler me avisa.
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gente a história parece ser bem forte!
    Esse tipo de livro costuma me deixar meio perturbada, mas mesmo assim fiquei bem curiosa *O*

    Beijinhos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  7. @Lise Orsi Realmente é livro lindo. pena que muitos não leram.
    Bjss

    ResponderExcluir
  8. @Roberta Gouvêa Leia sim Rô...tenho certeza que vc vai amar.
    Bjss

    ResponderExcluir

Obrigado pela seu visita, e pelo seu comentário.
Deixe o link do seu blog se você tiver, que irei seguir com maior prazer.
Deixe também o seu e-mail, que estarei respondendo o seu comentário.
Bjos

© Livros e Marshmallows ♥ - Todos os direitos reservados - 2016 ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo