topo :)

07/05/2014

Resenha - O Enigma das Estrelas


Hora de estrear resenha por aqui. Ueba!!
E essa estreia veio a minha cara: Com livrinho infanto-juvenil. 


Livro: O Enigma das Estrelas
Autor: F.T. Farah
Editora: Geração
Ano: 2014
Páginas: 160
Skoob: 4/5
Adquira o livro: aqui

Sinopse: Uma aventura eletrizante, um enigma perturbador Antes de ser queimado em praça pública, um padre amaldiçoa Morro do Ferro. Pouco depois, luzes misteriosas começam a perseguir seus moradores. O vilarejo mineiro, cercado por erosões sinistras, é o destino das férias de julho de cinco amigos: Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho. No primeiro volume da saga Clube dos Mistérios, a turma é encorajada a acampar no topo do Morro dos Anjos. Uma experiência do outro mundo marcará suas vidas. Para sempre. Prepare-se para desvendar o enigma das estrelas. Mas tome cuidado. Alguém pode estar observando seus passos...

Resenha: Recebemos de surpresa da Geração Jovem o livro O Enigma das Estrelas, que é o primeiro livro de uma série que se chama Clube dos Mistérios. Escrita por um paulistano com um sorriso encantador, o livro anda agradando bastante o público jovem  Brasil afora. Fico feliz em saber disso, já que ler esse livro foi uma nostalgia completa para mim. Lembra daqueles volumes da coleção “Vagalume” que líamos na escola? Pois bem, O Enigma das Estrelas me lembrou bastante eles. Ou seja, me sentindo uma velha nesse minuto.

Vamos conhecer uma história de arrepiar os cabelos da nuca, contada por um grupo de pré-adolescentes bem corajosos. Jonas, Alfredo, Vicentinho, Carola e Carmem. Os cinco são amigos desde pequenos, e sempre se veem nas férias, quando os pais, que também são amigos, viajam para uma cidade pequena no interior de Minas. Sim, vocês entenderam bem... Eles só se encontram uma vez ao ano, durante o mês de férias.

Nessa cidade sempre rolou uma conversa de luzes piscando no céu a noite, e algumas abduções malucas. Claro que a maioria da população acha que é conto para pôr medo em criança, mas muitos realmente acreditam que o lugar seja atraído por seres de outro mundo.

Em uma dessas férias, os pais dos cinco amigos resolvem liberar para que eles acampem no Morro do Ferro, e sozinhos. Carmem pira na batatinha de medo de insetos, e é a primeira a bater o pé. Acaba cedendo para fazer companhia a sua amiga, Carola, que está empolgada, já que é uma chance de ficar sozinha com Jonas – o líder da equipe. Alfredo foi bem revoltado para essa viagem, mas não quer ficar de fora da diversão. E Vincentinho é o menor, o mascote do grupo. Aquele que está sempre empolgado com tudo.

O problema é que as coisas começam a acontecer em cima desse Morro do Ferro. Barulhos estranhos, sumiços inexplicáveis. E uma aventura que deveria fazer todos rirem, acaba sendo um pesadelo.

Ok. Em primeiro lugar, é um livro para crianças, logo, não dá para esperar encontrar uma teia de complicações psicológicas de comportamento desses cinco meninos. Faz muito tempo que não lia nada nesse estilo, e me peguei pensando em como certas coisas que o autor colocava eram meio lógicas demais. Mas, poxa, eu tenho vinte e oito anos, e dificilmente meu pensamento seria o mesmo de um menino de doze, por exemplo. Então uma coisa que é lógica para mim, pode não ser para alguém mais novo.

Todo e qualquer defeito que encontrei no livro, pode ser o motivo de êxtase de uma criança. E talvez essa tivesse sido uma resenha melhor se fosse escrita por uma criança, mas infelizmente nem eu, nem Kelly temos a idade para isso.

Achei que a construção do enredo tinha tudo a ver com os personagens. Ou seja, o autor soube dar a devida importância, em uma determinada cena, e em um determinado personagem. Carola é sempre a romântica mais sensível, Carmen a mal humorada, Jonas o líder... Tudo bem casadinho e perfeito!

O mistério que o autor criou é bem legal (Tenho que falar aqui do Raul Seixas, que é uma figura importante nesse livro, e que me fez dar uma boa gargalhada em uma determinada cena). Ele usa elementos pré-existentes e coloca sua própria mitologia e pesquisas naquilo. Acho que até eu, mesmo uma idosa, fui pega de jeito com o negócio “além-terra” que ele criou. Até porque ele mistura umas coisas religiosas, com o não-religioso. Achei isso bacana!

É o primeiro livro de uma série, e confesso que estou curiosa para saber se o autor vai conseguir dar continuidade na questão de amadurecimento dos personagens e da trama, como deveria ser de fato – com o envelhecimento dos mesmos. Ler livros desse modo pode ser ótimo quando você envelhece com os personagens, mas pode ser penoso se o autor não consegue fazer isso. Mas de boa? Acredito que ele vai se sair muito bem com essa tarefa.

O Enigma das Estrelas é bem um livro introdutório. Ou seja, é uma ambientação de pessoas, lugares e mitologias. Tem muita coisa para vir por ai, e podem apostar que o negócio tende a ficar cada vez mais pesado.

Curiosos? Ah, então vai lá dar uma olhada no “moço do disco voador”! 

Classificação

9 comentários:

  1. Oii Kelly, poxa, fiquei super curiosa depois de ler sua resenha, também estava lendo um livro Infanto juvenil, também adoro!! hehehee
    Muito legal que você lê todo tipo de livro, adoro isso, acho que sempre temos que variar!!

    Adorei, beijos!!
    http://traduzindo-sonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Querida!!! Acho que você não leu direito, não foi eu que fiz a resenha e sim a Carol.
    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Amiga como sempre arrasando nas suas resenhas né? hehehehe
    Olha eu já tinha ouvido falar do livro por ai, mas eu nào tinha lido nenhuma resenha ainda e principalmente porque não tinha chamado muita a minha atenção, mas depois que li aqui, eu fiquei até curiosa sobre a história, porque eu gosto desses livros de gênero juvenil e principalmente porque vem também com ficção que não curtia, mas acabei descobrindo que vai muito do livro também, porque eu li um maravilhoso que depois vc pode estar conferindo em meu blog, enfim...Espero poder gostar dessa história também, porque quero ver se eu começo a expandir um pouco mais as minhas leituras ao invés de só pegar os que eu gosto sabe? Eu acho que vou colocar esse livro na minha listinha e tirar minhas conclusões. Adorei tudo que vc falou da história e assim que ler eu te falo o que achei =]

    Se cuida amiga e tenha uma boa semana
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostei do enredo desse livro, parece ser bacana... ultimamente ando pegando livros mais infanto-juvenis para ler.. vou colocar esse na minha listinha...
    Adorei a resenha Carol bem grande e cheia de detalhes.

    Beijos!
    auniversitaria.com

    ResponderExcluir
  5. Já tinha visto outras resenhas deste livro e dizem ser bom mesmo! Fiquei curiosíssima a respeito dele já que de primeira não leria ele não, mas depois das resenhas que vi, parece valer a pena!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie! Tbm recebi este livro mas tanto a sinopse como a sua resenha, que é a primeira que eu leio deste livro, me faz acreditar que não será uma boa leitura para mim neste atual momento. Tipo não me senti atraída sabe? Sei lá, pode ser que eu mude de ideia quando lê-lo.

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Curiosa sim pelo livro, até agora só vi resenhas positivas .
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Essa foi a resenha mais positiva desse livro que já li, até me animou mais.
    Mas a verdade é que a obra nunca chamou muitoi minha atenção e nem espertou meu interesse!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Hahahaha, Carol, adorei 'eu, uma idosa', acho que me sinto assim tb em muitas leituras, não somente nas juvenis...
    Acho que vcs devem, sim, divulgar leituras para crianças e jovens, pq tem tanto livro delicoso pra ler e se divertir, né? Além de incentivar as mamães a comprar e ler com os filhotes.
    Adorei!

    ResponderExcluir

Obrigado pela seu visita, e pelo seu comentário.
Deixe o link do seu blog se você tiver, que irei seguir com maior prazer.
Deixe também o seu e-mail, que estarei respondendo o seu comentário.
Bjos

© Livros e Marshmallows ♥ - Todos os direitos reservados - 2016 ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo