topo :)

07/08/2014

Resenha - A Evolução de Mara Dyer


Oi, pessoas! Hoje venho com uma resenha pra lá de emocionada. Senta ai e vem saber o porquê.


Livro: A Evolução de Mara Dyer
Autora: Michelle Hodkin
Editora: Galera Record
Ano: 2014
Páginas: 406
Skoob: 5/5
Adquira o livro: aqui

Sinopse: As misteriosas e perigosas habilidades de Mara continuam a evoluir. Ela sabe que não está louca e agora precisa se prender desesperadamente à sanidade. Mara sabe que é tudo real: pode matar com um simples pensamento, assim como Noah pode curar com apenas um toque e que Jude, o ex-namorado morto por ela, está realmente de volta. Mas para descobrir suas intenções, deve evitar uma internação em um hospital psiquiátrico. Confusa com as paredes se fechando e ruindo ao seu redor, ela deve aprender a usar seu poder. 

Resenha: Terminei de ler Mara Dyer no domingo, se não me engano. Lembro que parei para assimilar o livro enquanto olhava para o show pirotécnico que a luz do meu abaju fazia no PVC em cima. Quis sair gritando e depois quis apenas ficar catatônica onde estava. Como não tinha niguém em casa que pudesse ao menos entender o que significa “pirar com um livro”, chamei Kelly no Whatsapp e agradeci por ter me proporcionado a leitura da continuação de Mara Dyer. Depois disso fiz uma conta para saber quantos livros já tinha lido até agora em 2014. Cheguei no número 62 e descobri que de todos eles, Mara Dyer foi – fantasticamente – o melhor.

Não vou me atentar ao que de fato acontece nesse segundo volume da série, até porque seria um mega spoiler. Para mim os dois livros de Mara Dyer foram complicados de se falar porque qualquer coisa, mesmo que pareça minúscula, é grande demais dentro do contexto.

Para quem não conhece nada da história, eu posso explicar que Mara foi a única sobrevivente de um desabamento onde ela e seus amigos estavam fazendo uma espécie de exploração urbana. Depois do trauma a família resolve ir morar em outra cidade, e é onde as coisas começam a acontecer com ela. Aparições, vozes, coisas saindo do lugar sozinhas, poderes que ela nem sabia que tinha. E um mistério...(suspiros) um puta de um mistério que vai te deixar de cabelo em pé.

Isso é como começa a saga de Mara Dyer no primeiro livro. Nesse a gente acompanha a continuação de uma cena sufocante do final do outro, e devo dizer que quis matar alguém da editora por ter me deixado tanto tempo esperando para ler A Evolução de Mara Dyer. E se o primeiro foi um dos melhores livros que li no ano passado, fico contente em dizer que esse entrou fácil no primeiro lugar desse ano. Pois é, aqui não existe queda do livro do meio. O primeiro é maravilhoso e o segundo é tão bom que sinto vontade de bater nas paredes de emoção.

A autora é muito poderosa descrevendo as sensações de Mara e as situações que acontecem ao seu redor. É um livro tão bem construído, que te deixa confuso em saber se realmente Mara é louca, ou se essas coisas de fato acontecem com ela. Sério, não dá para acreditar 100% em nada do que você lê aqui. A não ser, talvez, todo o amor e devoção que Noah entrega de mãos abertas para ela.

Eu não costumo ter o que as garotas chamam de “maridos ou namorados literários”. Quando alguém me perguntava isso, eu dava uma lista com dez opções, com Peeta sempre na frente de todos eles. Mas existe algo em Noah, principalmente nesse livro, que me coloca sorrindo feito boba e com o coração dando chiliques de emoção. Ele é o tipo de cara que eu iria querer com uma filha minha, por exemplo, já que não tenho mais idade para arroubos apaixonados por causa de garotos que sabem o que dizer, como dizer e em que tom dizer. Juro que as vezes até podia ouvir uma ou outra das frases encantadoras de Noah.

Já Mara era um mistério no primeiro livro, mas toma um rumo mais específico nesse volume. Ela tem um humor elegante e uma facilidade em manipular as situações mais tensas que acontecem ao seu redor sem pirar, ou sem achar que está pirada. Se fosse comigo eu teria enlouquecido de fato. Ela é forte, contagiante em sua insanidade e intensa em demasia quando está ao lado de Noah.

Os personagens secundários são um show a parte. Da família de Mara, para a de Noah e para algumas novas pessoas em um novo grupo de ajuda que a garota participa. Não tem um que você deixe de lembrar por algum motivo específico. Eu adoro como a autora cria essas pessoas e entrelaça todas elas!

Senti mais medo do primeiro livro do que desse. Acho que é porque o mistério aqui vai tomando forma e nos deixa com o sentimento enlouquecedor de estarmos lendo um triller, e dos bons. Tem paranormalidade em vários graus e uma dose extra de coisas estranhas acontecendo com um bocado de gente.

A resolução que a autora deu ao livro foi outra agonia maravilhosa. A agonia está em dobro para saber o que aconteceu com algumas pessoas a quem ela resolveu dar uma dose extra de loucura. Eu de fato não sei se o final é real, ou se é mais alguma coisa do fantástico – e insano – mundo de Mara Dyer.

Todos os elementos dessa história são sedutores para mim, como se ela fosse água e eu estivesse no meio do deserto. Sentei para ler assim que acordei e no final do dia já não tinha mais o que ler, além de que tinha um rombo no meu coração de tanta curiosidade e saudade.

Não tem absolutamente nada nesse livro que eu não ame. Os personagens, o enredo, o clima, a cor, as falas, as incursões indianas que a autora nos dá de presente nessa história. Tudo é perfeito e em dose dupla.

É o tipo de livro que eu gostaria de ter escrito pelo tamanho da genialidade e originalidade da autora em pontos essenciais para mim. No primeiro ainda teve uns clichês básicos, já aqui o clichê é só a cereja do bolo. Mara Dyer é “A garota do ano” e fim de papo.

Eu poderia ficar o dia inteiro escrevendo o quão maravilhoso achei esse livro, mas acredito que é o tipo do “ver para crer”. Se bem que se tratando de Mara, você fica na dúvida até da veracidade do que você está vendo, ou lendo. Ler Mara Dyer é mexer com seus sentidos humanos e moralistas sobre religião, crença e realidade. A loucura é um grato poema lírico em meio a situações completamente sem sentido. Mara Dyer jamais será esquecida depois desse volume. E mais do que isso, será imortalizada.

Confiram a resenha do primeiro livro aqui.


Classificação

Bjs :)




5 comentários:

  1. O.O Já gostei do livro só pela sua resenha que por sinal está muito bem escrita e está falando super bem dessa obra, olha se você se apaixonou tanto assim acho que o livro deve ser bom mesmo, mas é como você disse é ver para crer, e sim, vou da uma chance para Mara Dyer, só queria saber uma coisa que você não falou na sua resenha, esse livro faz parte de uma trilogia, serie ou é somente dois volumes?!
    Se eu realmente for comprar preciso dessa informação para comprar tudo de uma vez não aguento a ansiedade de esperar pelo próximo hahaha

    tem post novo:
    http://voceeoquele.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Kelly!

    Já pedi o meu A Evolução de Mara Dyer e mal posso esperar para receber! Tenho o primeiro livro no kobo e quero ler assim que der, parece ser muuuuuito bom, todo mundo só fala bem dessa série!

    Beijão,

    Natalia Leal
    Páginas Encantadas
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. cara vc falou bem demais *--*ja me sinto apaixonada pelo livro.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  4. Olá Carol, tudo bem?
    Estava lendo a sua resenha e gostei bastante, embora eu não tenha lido o primeiro, gostei do pouco que vc falou do outro livro pra depois entrar nesse segundo. Achei a história interessante pelo que vc contou, mas que gênero que ele é ? Terror? Romance? Suspense? Poderia me dizer? Porque eu não comprei esse livro por receio de ser terror, porque não gosto desse gênero hahahaha....Mas eu amei a sua resenha e quando vc falou que é um PUTA DE UM MISTÉRIO fiquei curiosa pra saber o que é =x Putzzz...Muito perfeita a sua resenha. MEUS PARABÉNS. =]

    Se cuida minha querida e fica com Deus
    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado pela seu visita, e pelo seu comentário.
Deixe o link do seu blog se você tiver, que irei seguir com maior prazer.
Deixe também o seu e-mail, que estarei respondendo o seu comentário.
Bjos

© Livros e Marshmallows ♥ - Todos os direitos reservados - 2016 ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo