topo :)

12/08/2014

Resenha - Um Caso Perdido


Olá, vocês!
Alguém por ai conhece a escrita de Collen Hoover? Não? O que estão esperando para se jogar em seus livros? Vou contar o que achei sobre Um Caso Perdido. Vamos comigo?


Livro: Um Caso Perdido
Autora: Colleen Hoover
Editora: Galera Record
Ano: 2014
Páginas: 384
Skoob: 5/5
Adquira o livro: aqui

Sinopse: Às vezes, descobrir a verdade pode te deixar com menos esperança do que acreditar em mentiras... Em seu último ano de escola, Sky conhece Dean Holder, um rapaz com uma reputação capaz de rivalizar com a dela. Em um único encontro, ele conseguiu amedrontá-la e cativá-la. E algo nele faz com que memórias de seu passado conturbado comecem a voltar, mesmo depois de todo o trabalho que teve para enterrá-las. Mas o misterioso Holder também tem sua parcela de segredos e quando eles são revelados, a vida de Sky muda drasticamente.

Resenha: Não é de hoje que escrevo sobre o meu fascínio e total admiração por Collen Hoover. Conheci a escrita da mulher meio sem querer com Métrica, e fui totalmente fisgada pela narrativa dela. Mas se tornou uma das minhas autoras prediletas depois de Maybe Someday, e com Um Caso Perdido eu só vim reforçar todo o meu amor por ela. Então terminei de ler sentindo que não enxergo um modo de ver um livro ruim vindo dessa mulher, porque tudo o que ela toca vira magia.  

Sky é uma adolescente como muitas e ao mesmo tempo diferente de todas. Ela vive com a mãe adotiva em uma casa totalmente isolada de meios tecnológicos. Nada de televisão, computador ou telefone, que são artigos básicos para qualquer jovem do mundo. Além disso, Sky foi educada em casa. Sim, ensino escolar padrão não existiu na vida dela. Apesar disso ela não é revoltada da vida. Tem um passado complicado, que se revela em cenas sutis, mas é uma garota amorosa e pra lá de confiante.

É quando Sky consegue permissão para estudar o último ano em uma escola normal, que ela conhece Holder. O cara é um mistério e meio que evitado por todo mundo que tem noção do seu passado maluco e nada normal. Só que Sky não foi criada nos padrões da comunidade em que vive, então não vê o perigo que Holder parece exalar. E o que deveria ser motivo de afastamento, é de aproximação, porque de algum modo eles precisam um do outro para acertar o que se passou, e programar coisas mais animadas para o que virá.

Parece simples e bobo, não é? Pois é...todo livro da Hoover parece simplório demais para o que de fato é. Essa mulher consegue transformar a vida de um cacto em uma história cheia de emoções e sentimentos exarcebados. Então pode apostar que eu quis gritar com Sky e com Holder em muitos momentos, como também quis beijar os dois. Acho que quis mais beijar do que gritar. É impossível não se apaixonar por esse casal, seja eles separados ou juntos.

Mais uma vez Hoover veio com um tema complicado e denso dentro de um enredo simples. Ela criou um passado para Holder e Sky que me deixou de queixo caído por saber que duas almas tão perturbadas, de algum modo conseguiam ser tão poderosos e singulares em suas linearidades. Não é algo que eu nunca tenha visto em um livro, mas é algo que ganha um status novo e perfeito dentro da escrita dessa autora. Ela te leva para um caminho louco e confuso, te jogando na cara suas convicções de moralidade. Difícil saber o que é certo ou errado em se tratando dos personagens nos enredos fortes de Hoover. É como se cada um deles ganhasse vida própria e se tornasse mais do que personagem em páginas de livros. Como se suas histórias fossem reais, apesar de asquerosas e esdrúxulas.

Gosto de livros que me tirem da minha zona de conforto. Gosto de ser jogada num turbilhão de emoções quando leio, e essa autora é capaz disso com uma simples frase, ou um  gesto de um personagem. Um caso perdido é justamente assim... me levou para um furacão em meio a um mar revolto e me cuspiu na cara que nada do que acredito que pode ser certo, de fato é.

Um ponto super perfeito dele é o título (em inglês) e o significado dentro da trama. Acho que a editora aqui foi bem feliz na forma delicada com a qual traduziu e transformou Hopeless em Um Caso Perdido. Ela não deixou que a linha central desse significado se perdesse, e ainda deu um contexto novo e doce na tradução. Não é fácil manipular a língua dessa forma, mas dou o braço a torcer pelo tradutor que trabalhou nesse livro.

Sempre comento que não gosto de ler livros que já li, mesmo que tenham outro ponto de vista. Como é o caso de Travis em Desastre Iminente, ou Lucas com Breakable. Mas quando se trata de Hopeless, eu realmente leria com vontade um livro pelo ponto de vista de Holder. Eu acho que é porque tem muitas emoções escondidas nas palavras contidas dele. E quando finalmente a gente descobre o segredo por trás de tudo, é que você imagina como foi para ele desde o início estar ali e participar daquela história.


Enfim, eu indico Um Caso Perdido porque de fato achei incrível tudo o que a autora fez aqui. Mas acima disso, indico ela, Hoover, por ser tão genial com coisas banais. Meu predileto ainda continua sendo Maybe Someday, acho que por conta da música, mas Um Caso Perdido bateu com maestria a minha paixão por Métrica. Quero Sky e Holder para mim porque acho que eles precisam ser abraçados, e porque depois de ler esse livro, sinto que preciso deles também. 

Classificação


Bjs :)

7 comentários:

  1. Oi Carol..
    Diante da empolgação da resenha, não tem como não querer ler o livro.
    Eu já estava com curiosidade, e agora que ainda mais fazer a leitura.
    Todos falam mesmo muito bem da narrativa.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol.
    É muito amor por Collen Hoover, a autora desenvolveu uma história surpreendente, que me conquistou totalmente.
    Impossível não se emocionar com essa história.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol, você se escondeu por aqui mais te encontrei kkkkkkkkkkkkk
    Menina no começo a leitura do livro é muiiiiito lenta, mais simplesmente amei, me surpreendeu positivamente!
    Adorei saber sua opinião... Beijinhos!!!

    Relíquias
    http://reliquiasaline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiiiiiiiiiiiiiiii, quanto tempo!!!
    Menina, eu ganhei esse livro de top comentarista e estou louca para ler.
    Não li UMA resenha sequer negativa!

    Que segredo é esse Jesus??!!!!!
    Hahahah

    Beijos
    soueupri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol,ainda não conheço o trabalho da autora, mas este livro tem me chamado muito atenção. Espero ler em breve.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Estou com este livro aqui para ler já há algum tempo, mas tenho medo de gostar demais da história...haha' Não vi UMA crítica negativa sobre ele *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, Carol!
    Realmente eu deveria ler este livro, até agora só vejo elogios. Espero também gostar.
    bjuu
    http://orocardovento.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado pela seu visita, e pelo seu comentário.
Deixe o link do seu blog se você tiver, que irei seguir com maior prazer.
Deixe também o seu e-mail, que estarei respondendo o seu comentário.
Bjos

© Livros e Marshmallows ♥ - Todos os direitos reservados - 2016 ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo