topo :)

31/12/2014

Resenha - Longe de Você


Ai, gente, que emoção. Escrevendo minha última resenha desse ano por aqui. Estou tão feliz de ter estado com vocês esse tempo! Queria desejar a todos uma ótima virada de ano, e um 2015 cheio de livros lindos e maravilhosos. Ano que vem estarei aqui com vocês novamente, se Deus quiser! Mas vamos ao que interessa? Falaremos então de Longe de Você. 


Livro: Longe de Você
Autora: Emily Hainsworth
Ano: 2014
Páginas: 288
Skoob: 3/5
Adquira o livro: aqui

Sinopse: Camden Pike tem uma surpresa ao retornar ao local do acidente que matou Viv, sua namorada: ele encontra uma garota exatamente igual a ela. Nina vem de uma realidade paralela onde Viv está viva – mas não é bem Viv. Mas Cam está disposto a mantê-la ao seu lado. Mas eles fizeram escolhas bastante distintas em suas vidas, e quando Nina revela um segredo perigoso, fica claro que a Viv que Cam amava não é a mesma pessoa que ele reencontra. Mas será que ele conseguirá escolher entre essas duas realidades?

Resenha: Tudo nesse livro me chamou a atenção quando o vi pela primeira vez. A capa, a sinopse e algumas resenhas que andava vendo na internet. Infelizmente minha expectativa era alta, e levei um tombo feio com ele, principalmente por conta da velocidade com o qual a história se desenvolve. E algumas pessoas ainda vieram compara-lo com Mar da Tranquilidade. Eu queria saber em que país isso ocorre, porque certamente não é nesse.

Ok, mas vamos ao que se trata.
Cam, ou Camden, perdeu a namorada de forma trágica há dois meses. E isso fica visível logo no início do livro, já que metade dele é do personagem se comportando como um babaca egoísta e se fechando no mundo depressivo dele.

Viv, sua ex namorada, era a vida de Cam, e ele se sente culpado por ela ter morrido no acidente, e ele ter  saído vivo dele. Os pais são divorciados, e a mãe se viciou em trabalho depois disso. Então praticamente a vida do garoto é ficar vendo o memorial que fizeram para Viv, na esquina onde foi o acidente, e pensar merda no resto do tempo.

Só que em um desses dias, enquanto estava na esquina, ele percebe um espécie de vulto esverdeado  de uma garota, que some logo depois. O cara fica neurótico com a ideia daquilo, e volta outras vezes. A tal da menina diz ser sua amiga, mas ele não tem ideia de quem ela é. É por causa dela que Cam descobre um tipo de passagem que o transporta para uma realidade paralela, onde existe outro Cam, outra Viv, outro... Espera... sim, existe mesmo outra Viv! E o que vocês acham que Cam vai querer? Lógico que ficar com a amada do mundo paralelo, porque ele é sozinho e imbecil demais para se importar com mais alguém.

Gente, é um livro curto. Menos de 300 páginas e incontáveis vezes eu dormi com ele nas mãos. Veio melhorar um pouco depois da página 150, porque até lá é só Cam sofrendo, se lamentando, sentindo pena de si mesmo e blá blá blá. E não se enganem que as coisas mudam muito depois disso, porque o cara descobre outra forma de reclamar da vida. Ele nunca está satisfeito com nada.

A autora pega uma ideia muito interessante, que é esse lance de universos paralelos e a repercussão que isso pode causar do outro lado, e trata como se fosse apenas o pano de fundo para as lamúrias de Cam. Poxa, porque, senhor? O negócio tinha conteúdo para se trabalhar e tudo o que vi foi um menino sofrendo, amando, duvidando, indo e vindo...

Sério, ela poderia ter feito uma novela e cortado metade desse livro. A gente já sabia que Cam estava sofrendo sem precisar de tantas folhas para isso. Muito lento, gente. Parado do tipo “quero morrer”.

Mas, Carol, se era tão chato, porque diabos você ainda considerou dar três estrelas? A ideia. Somente.  Como disse, ela teve um estouro de criatividade interessante, e até tem personagens que são potencialmente aproveitáveis, mas que se perderam no meio da lerdeza da narrativa. E não que seja uma autora ruim escrevendo, ela não é, só não teve sorte em tratar da dor da perda de alguém nesse livro. Sei que cada pessoa sofre do seu jeito, mas isso aqui foi cansativo, e não nem um pouco tocante. Não consegui me emocionar numa única cena. Portanto acho que ela pecou em algum ponto aqui, ou em vários.

Eu sou uma completa apaixonada por YA, mas esse não foi para mim. Não rolou comigo de maneira alguma, e não recomendo a leitura nem para passar um tempo, já que ele é entediante até para isso. Talvez como sonífero, quem sabe...

Me irritei muito com Cam e suas atitudes, e passei perto de vomitar por causa da Viv do mundo paralelo.  Sinto muito para quem gostou do livro, mas não, não foi. Ainda bem que não é uma série, ou já teria pulado do batente.

Classificação

4 comentários:

  1. Amiga eu li o livro e gostei do andamento da história até certo ponto, mas depois eu acabei desanimando, porque imaginava algo mais sabe? Achei que a autora deveria ter trabalhado mais seus personagens e também tudo que foi acontecendo nesse tal mundo paralelo. Seilá, eu achei que também não houve muita emoção. Senti isso também durante o livro. Nem lembro o quanto de classificação que dei pra ele, mas se n me engano ou foi 3 ou 4. Porque seilá, eu esperava mais.

    Ficou ótima sua resenha
    Saudades de ti
    Espero que esteja bem
    Um ótimo 2015 pra vc amiga e que vc venha a ter muitas conquistas em sua vida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Eu até tenho curiosidade em ler este livro, mas não sei se o leria.
    Eu amei ler Mar da Tranquilidade, o livro é lindo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olha querida, passando mesmo aqui para dar uma olhadinha, porque estou fazendo uma limpeza na minha lista de blogs parceiros e como eu vi que vc ainda utiliza o meu banner do I LOVE MY BOOKS, eu gostaria de dizer que se vc quiser mudar o LINK-ME fique a vontade para pegar ok? Beijinhos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gente do céu.
    Vou pular pra longe desse livro, poxa vida, ele tinha cara de quem seria um bom livro. :/

    Beijos
    www.modaeeu.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado pela seu visita, e pelo seu comentário.
Deixe o link do seu blog se você tiver, que irei seguir com maior prazer.
Deixe também o seu e-mail, que estarei respondendo o seu comentário.
Bjos

© Livros e Marshmallows ♥ - Todos os direitos reservados - 2016 ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo