topo :)

20/01/2015

Resenha - A Evolução de Calpúrnia Tate


Oioi pessoas...Tudo bem com vocês? Vamos de resenha hoje??


Livro: A Evolução de Calpúrnia Tate
Autora: Jacqueline Kelly
Ano: 2014
Páginas: 384
Skoob: 5/5
Adquira o livo: aqui

Sinopse: Calpúrnia Virginia Tate tem 11 anos em 1899, quando pergunta o porquê de os gafanhotos amarelos em seu quintal serem tão maiores do que os verdes... Com uma pequena ajuda de seu notoriamente mal-humorado avô, um ávido naturalista, ela descobre que os gafanhotos verdes são mais fáceis de ser vistos contra a grama amarela e, por isso, são mortos antes que possam ficar maiores. Por gostar de explorar a natureza ao seu redor, Callie acaba criando um relacionamento próximo com seu avô enquanto enfrenta os desafios de viver com seis irmãos e se depara com as dificuldades de ser uma garota na virada do século. Em seu livro de estreia, Jacqueline Kelly habilmente traz Callie e sua família para a vida, capturando o crescimento de uma jovem com sensibilidade e humor.

Resenha: Calpúrnia Virgínia Tate (que nome esquisito) é uma mocinha de 11 anos muito inteligente e super curiosa. É uma única menina no meio de 7 irmãos. Ela mora com os pais, os irmãos, alguns empregados da casa e um avó no Texas. O seu avô é um homem que no inicio da historia aparenta ser muito sério e rabugento que não tem contato nenhum com os netos e vive trancado dentro de um laboratório. Um belo dia Callie Vee (é assim que Calpúrnia é chamada por todos da sua família) resolve perguntar ao seu avô porque os gafanhotos amarelos são maiores que os verdes. Ele a incentiva a procurar a resposta sozinha para a sua grande dúvida. Depois que ela descobre e conta a sua nova descoberta para ele, uma LINDA eu digo PERFEITA relação de amizade, carinho e afeto surge entre os dois. Juntos em busca de novas plantas, novos animais e novas espécimes e quem sabe descobrir uma nova espécie de cada uma deles.

"Eu disse: -Sei porque os gafanhotos grandes são amarelos e por que os pequenos são verdes - contei a ele minha descoberta e como eu tinha descoberto aquilo." Pag.27 

Callie tem sonhos de se tornar uma grande cientista quando crescer, mas na época em que vive em 1899, não é bem isso que a sua mãe espera da sua única filha. E logo essa mocinha tem que aprender os afazeres domésticos como cozinhar, costurar e várias outras coisas que toda moça é obrigada aprender quando chega a uma certa idade. Isso acaba comprometendo as suas descobertas juntamente com o seu avô e Callie faz de tudo para dar conta do recado e ainda não se afastar dele. Afinal o vovô Walter é um avô totalmente desligado e que não tem um relacionamento de avô junto aos netos. Conquistar esse carinho não foi algo fácil, por isso ela luta para sempre estar junto dele. E muitas coisas lindas acontecem.

Ah!! Um livro MARAVILHOSO de se ler. Sentirei saudades de uma menina doce, linda e muito inteligente. Quando vi o livro gostei de cara da capa e fiquei doida para ler, não imaginava que ia me deparar com uma história incrível contada na primeira pessoa pela própria Calpurnia.

Vivi descobertas incríveis e aventuras inesquecíveis por essa mocinha tão esperta. Quando você começa a leitura você não imagina o que está por vir e até acha o nome do livro meio estranho mas puramente curioso. A autora nos ensina como tudo começou, até mesmo como surgiu o ventilador, a linha telefônica, o automóvel. Tudo numa pureza incrível.

Você aprende a construir novos relacionamentos, aprende a amar as pessoas do jeito que elas são, sem olhar para os defeitos. Como eu gostaria de ter tido um avó como o Sr. Walter. No decorrer da história conseguimos enxergar nele uma grande mudança. O seu carinho pela Callie fica visível e doce.

Os personagens são maravilhosos, gostei de todos. A narrativa é muito boa contada na primeira pessoa, os capítulos são curtos e a sua leitura flui de uma forma muito rápida. Confesso que dei altas risadas com algumas trapalhadas de Callie. Ela é nova mas consegue ser bastante sincera. E diz tudo que vem na cabeça, sem pensar duas vezes. O seu relacionamento com o irmão mais velho também é lindo e ela é obrigada a tomar algumas atitudes com ele quando algumas coisas acontece na vida dele. Callie faz tudo por amor e por ciúmes com medo de perder o irmão.

Conseguem encontrar a graciosidade que esse livro tem? Conseguem enxergar uma linda história? Acho melhor eu para por aqui pois sei que daqui a pouco estarei soltando vários spoilers. Como todos sabem que não gosto de spoiler vou ficando por aqui. rs..

Indico de olhos fechados e ficarei imensamente feliz em saber que alguém leu e também gostou do livro. Já vi alguns comentários na internet que a Editora irá lançar o segundo livro (continuação) ainda nesse primeiro semestre de 2015. Imagina eu aqui?? Não esperava que ia ter uma continuação, mas já que tem. Vou ficar aqui morrendo de curiosidade para ler o segundo. E espero gostar tanto quanto gostei desse primeiro. Parabéns a Editora mais uma vez pelo maravilhoso trabalho.

Quotes que eu mais gostei:

"Um dia eu teria todos os livros do mundo, prateleiras e mais prateleiras deles. Viveria em uma torre de livros. Leria o dia todo e comeria pêssegos." Pag. 25

"-Vovô o senhor está mangando de mim.
"-Calpúrnia, eu nunca 'mango'. E dessa vez, sua mãe e eu concordamos em um ponto importante: o uso da gíria é sinal de intelecto fraco e de vocabulário empobrecido." Pag. 116   

Classificação
                    


Bjs :)

7 comentários:

  1. Awwnnn... Ganhei esse livro num sorteio e está lá na minha estante <3 Estou ansiosíssima para ler! Adoreu sua resenha, beeeeeeijão.

    ResponderExcluir
  2. Nossa!! deve ser uma estória muito linda, faz tanto tempo que não leio nada do gênero! é sempre bom voltar a ler livros assim, eles meio que renovam o amor por livros.Obrigada pela a dica eu não conhecia esse livro.

    http://sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olha até então esse livro ainda não havia me chamado a minha atenção por conta da capa do livro acredita? Não achei ela muito atraente, mas pelo que você contou sobre um pouco da história já fiquei bastante interessada em ler, porque eu gosto de livros que abordam essas coisas de amizade e que de certa forma nos passa uma lição de vida. Isso é muito bom. Adorei mesmo. Espero ter a oportunidade de ler e gostar tanto como você. Não conhecia e tinha até receio de comprar o livro pra vc ter uma ideia, mas sua resenha me conquistou. Quem sabe gostando eu venha comentar o que eu achei aqui hehehe...Se cuida linda e parabens pela sua resenha.


    KELLY TÁ SUMIDA MULHER !!! O QUE ANDAS FAZENDO??

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie
    Eu já queria ler este livro, e agora você me deixou mega curiosa, parece ser uma história incrível.
    Essa capa é maravilhosa, né?

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. @Nessa Sim!!! Também acho essa capa lindaaa :)

    ResponderExcluir
  6. Oi Kelly.
    Não conhecia o livro, mas achei a capa maravilhosa e adorei sua resenha. Me deu muita vontade de lê-lo. A história parece ser bastante tocante.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  7. A capa desse livro é linda demais, já tinha uma outra resenha dele que não tinha me convencido tanto a ler quanto a sua me fez.

    nikysecrets.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado pela seu visita, e pelo seu comentário.
Deixe o link do seu blog se você tiver, que irei seguir com maior prazer.
Deixe também o seu e-mail, que estarei respondendo o seu comentário.
Bjos

© Livros e Marshmallows ♥ - Todos os direitos reservados - 2016 ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo