topo :)

26/02/2015

Resenha - Amigas para sempre


Olá leitores! Trago a vocês hoje mais uma resenha. Desta vez o livro resenhado é Amigas Para Sempre, uma história emocionante sobre o valor de uma verdadeira amizade. Vamos comigo?


Livro: Amigas para sempre
Autora: Kristin Hannah
Editora: Arqueiro
Ano: 2014
Páginas: 446
Skoob: 4/5
Adquira o livro: aqui

Sinopse: Amigas Para Sempre - Tully Hart tinha 14 anos, era linda, alegre, popular e invejada por todos. O que ninguém poderia imaginar era o sofrimento que ela vivia dentro de casa: nunca conhecera o pai, e a mãe, viciada em drogas costumava desaparecer por longos períodos, deixando a menina aos cuidados da avó. Mas a vida de Tully se transformou quando ela se mudou para a alameda dos Vaga-lumes e conheceu a garota mais legal do mundo. Kate Mularkey era inteligente, compreensiva e tão amorosa que logo fez Tully sentir-se parte de sua família. Ao longo de mais de trinta anos de amizade, uma se tornou o porto seguro da outra. Tully ajudou Kate a descobrir a própria beleza e a encorajou a enfrentar seus medos. Kate, por sua vez, a ensinou a enxergar além das aparências e a fez entender que certos riscos não valem a pena. As duas juraram que seriam amigas para sempre. Essa promessa resistiu ao frenesi dos anos 1970, às reviravoltas políticas das décadas de 1980 e 1990 e às promessas do novo milênio. Até que algo acontece para abalar a confiança entre elas. Será possível perdoar uma traição de sua melhor amiga? Neste livro, Kristin Hannah nos conta uma linda história sobre duas pessoas que sabem tudo a respeito uma da outra – e que por isso mesmo podem tanto ferir quanto salvar.

Uma amizade à prova de tudo!

Resenha: Eu já conhecia o trabalho da autora Kristin Hannah e já admirava seus livros. O Caminho Para Casa, Quando Você Voltar e principalmente o excelente Jardim de Inverso me cativaram, por isso quando tive nas mãos Amigas Para Sempre, soube imediatamente que não iria me decepcionar.

O livro começa na década de 70 contanto a história de Tully, uma menina de 10 anos criada pela avó depois que foi abandonada pela mãe viciada em drogas. Apesar de todo sofrimento e decepção, Tully ainda nutre a esperança de que um dia terá a mãe de volta para preencher o vazio que ela deixou em sua vida, e como isso não acontece, é nos braços da avó que a menina encontra consolo e carinho.

Bonita, popular e de personalidade forte, Tully vive assombrada por seu passado, e tenta a todo custo não deixar transparecer para os outros seus medos e inseguranças.

Kate é uma jovem tímida e introspectiva, pouco popular entre os colegas de escola, se fecha cada vez mais em seu mundinho de livros românticos e príncipes encantados. Tem uma família boa e estruturada, mas às vezes se sente um tanto oprimida pela mãe. Socialmente excluída por ser considerada uma menina muito “certinha”, Kate é extremamente solitária e infeliz.

É nesse momento tão delicado que as duas se tornam vizinhas, e aos poucos nasce entre elas uma amizade terna e duradoura. Duas vidas tão diferentes que se cruzam inesperadamente. Duas jovens solitárias que se encontram e dão início a uma história de amizade e lealdade, traições e incertezas, amor e perdão.

O livro é uma agradável leitura que viaja pelo tempo e mostra a trajetória de Kate e Tully por 30 anos. Inseparáveis, as amigas dividem seus dramas e desafios, e juntas descobrem o sentido de uma verdadeira amizade.

Kristin consegue nos aproximar tanto da história narrada em terceira pessoa que é impossível não refletir sobre nossa própria vida durante a leitura. Como em qualquer tipo de relação, essa amizade terá seus altos e baixos, e é justamente isso que torna os personagens tão reais. A construção da história é bem feita e sensível. A história por vezes é um pouco lenta, mas certamente compensadora.

Eu gostei do livro, me fez ficar emocionada em alguns momentos, e acreditem, esta não é uma tarefa fácil. Uma história de vida digna de um “novelão”, com uma carga dramática intensa e personagens verdadeiros que não têm medo de expor seus receios e fraquezas, em Amigas Para Sempre não há mocinhas nem vilões. É pouco importante buscar saber quem tem ou não razão, o que importa realmente é perceber que mesmo com todas as dificuldades impostas pela vida, é possível preservar uma amizade verdadeira por toda uma vida.

Os personagens secundários são igualmente bem construídos e muito importantes para a trama.

Um ponto que chamou muito minha atenção no livro são as referências históricas. São muito interessantes as citações sobre músicas, acontecimentos e estilos próprios de cada época. Senti vontade de ouvir a trilha sonora proposta por Kristin Hannah.

Se você gosta de dramas bem escritos e com personagens muito reais, Amigas Para Sempre é promessa de uma boa leitura!

Classificação
                             


Resenha feita por Michelle Figueira 

2 comentários:

  1. Oi Mi, não conheço a autora até hj acredita?! =x mas sei que ela é super elogiada, quero assim que tiver a oportunidade, conhece-la!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  2. Oi Michele, eu não li este livro mas ele já foi resenhado para o meu blog e conheço então seu conteúdo, e pelo visto é mesmo cheio de emoções já que as duas resenhas elogiam tanto o livro. Vou coloca-lo na minha "pequena" lista de leituras.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir

Obrigado pela seu visita, e pelo seu comentário.
Deixe o link do seu blog se você tiver, que irei seguir com maior prazer.
Deixe também o seu e-mail, que estarei respondendo o seu comentário.
Bjos

© Livros e Marshmallows ♥ - Todos os direitos reservados - 2016 ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo