topo :)

17/03/2015

Resenha - Reconstruindo Amélia


Olá pessoal, tudo bem com vocês? Vamos conferir as resenha de hoje? Espero que gostem. Pois gostei muito desse livro.



Livro: Reconstruindo Amélia
Autora: Kimberly McCreight
Editora: Arqueiro
Ano: 2014
Páginas: 352
Skoob: 4/5
Adquira o livro: aqui

Sinopse: Reconstruindo Amelia - Kate Baron, uma bem-sucedida advo­gada, está no meio de uma das reuniões mais importantes de sua carreira quando recebe um telefonema. Sua filha, Amelia, foi suspensa por três dias do Grace Hall, o exclusivo colégio particular onde estuda. Como isso foi acontecer? O que sua sensata e inteligente filha de 15 anos poderia ter feito de errado para merecer a punição? Sua incredulidade, no entanto, vai aos poucos se transformando em pavor ao deparar, no caminho para o colégio, com um carro de bombeiros, uma dúzia de policiais e uma ambulância com as luzes desligadas e portas fechadas. Amelia está morta. Aparentemente incapaz de lidar com a suspensão, a garota subiu no telhado e se jogou. O atraso de Kate para chegar a Grace Hall foi tempo suficiente para o suicídio. Pelo menos essa é a versão do colégio e da polícia. Em choque, Kate tenta compreender por que Amelia decidiu pôr fim à própria vida. Por tantos anos, as duas sempre estiveram unidas para enfrentar qualquer problema. Por que aquele ato impulsivo agora? Suas convicções sobre a tragédia e a pró­pria filha estão prestes a mudar quan­do, pouco tempo depois do funeral, ela recebe uma mensagem de texto no celular: Amelia não pulou. Alternando a história de Kate com registros do blog, e-mails e posts no Fa­cebook da filha, Reconstruindo Amelia é um thriller empolgante que vai surpreender o leitor até a última página.

Resenha: Esse foi um livro que mexeu muito comigo. Quando li a sinopse confesso que fiquei imaginando como seria essa história.

Reconstruindo Amélia nos conta a história de uma adolescente que gosta de ler, estudar, passear com a sua melhor amiga Sylvia (totalmente o posto dela) e ter uma vida normal como toda adolescente tem. Amélia também tem um relacionamento de amizade com um amigo virtual chamado Bem, com quem troca sms diariamente.

A amizade entre eles é normal como na maioria das amizades entre adolescentes. Mas em um momento esta amizade muda radicalmente quando Amélia recebe uma mensagem em seu celular de um numero privado convidando-a para um encontro no parque.  Amélia teria que ir sozinha e não dividir esse segredo com ninguém. Nesse encontro ela descobre que foi convidada para uma “irmandade” que existe no colégio, as Magpies. 

A partir desse encontro a sua vida muda para sempre. Amélia começa a ter comportamentos estranhos, tomar atitudes que jamais tomaria na sua vida, somente para ser aceita no grupo das Magpies.

"Às vezes é difícil perceber a velocidade da corrente até você se ver no topo da cachoeira". Pag. 103

Sua mãe Kate Baron em um certo momento descobre que a sua filha que sempre foi um exemplo de menina, foi suspensa do colégio e é encontrada morta no pátio da escola. A principio tudo indica que Amélia se suicidou. Alternando entre pontos de vista de Kate e de Amélia a narrativa nos mostra vários caminhos, duvidas e incertezas. Kate está sofrendo com a morte da filha, vivendo o seu luto até que um dia ela recebe uma mensagem em seu celular dizendo: Amélia não pulou!  A partir desse momento a história toma um outro rumo com a incansável busca de Kate para descobrir a verdade sobre a morte da filha.

Confesso que fiquei chocada com esse livro. Ele me fez pensar em tudo na vida. A autora trata de assuntos bastante delicados e todos eles são abordados com muita seriedade. Na verdade acredito que esse livro sirva de alerta para muitos pais. Sexo, drogas, bullying e homosexualismo é tratado de uma forma muito real nessa história. Reconstruir relacionamentos é muito importante, o triste é ter que reconstruí-los depois que a pessoa que você mais ama se foi.

A narrativa é muito envolvente e a cada pagina lida aumenta a sua curiosidade para chegar no final. E várias peças do quebra-cabeça vão se encaixando no decorrer da história. É claro que muitas dúvidas também. Fiquei o tempo todo me perguntando porque Amélia fez tudo aquilo para ser aceita em uma irmandade ridícula. No final conseguimos entender os conflitos e as emoções de Amélia.

Um livro que recomendo para todos os pais. Pois muitos vivem em conflito com os seus filhos e não conseguem se entender. As vezes o perigo está debaixo dos nosso próprios olhos e não conseguimos enxergar. Entender os filhos e acompanhar de perto todos os seus conflitos e medos é mais importante do que a própria vida. Reconstruindo Amélia te faz pensar. Faz você se avaliar como filho e como pai. Rever os seus conceitos e analisar o que é mais importante na sua vida. O seu trabalho ou o seu filho?

Não posso deixar de comentar da capa, simplesmente pura e bonita. Tem tudo haver com a história. Mais uma vez a Editora Arqueiro mandou muito bem. Parabéns pelo trabalho. 

Classificação

Bjs :)

3 comentários:

  1. Oi Kelly na época que o livro foi lançado eu vi muita resenha positiva, mas este é o tipo de historia que não me chama atenção, lendo agora a sua resenha com outros olhos fiquei bem instigada ^^

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  2. Carambaaaaaaaaa, esse livro deve ser muito bom !! Amo thrillers <3 Já tá na minha lista :)

    http://werenotbestsellers.blogspot.com.br/

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Kelly, obrigada pelo coment no blog!
    Bem, nunca tinha parado pra ler uma resenha desse livro, confesso que quando li a sinopse antes não tinha me interessado muito, mas ler a resenha é outra coisa né, muitas vezes a gente muda de opinião. Apesar de não ser um livro que eu leria normalmente, sem ver opinião nenhuma, agora fiquei MUITO curiosa por você ter dito que ficou impressionada e tal.
    Besos!
    http://www.kuroneko1.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado pela seu visita, e pelo seu comentário.
Deixe o link do seu blog se você tiver, que irei seguir com maior prazer.
Deixe também o seu e-mail, que estarei respondendo o seu comentário.
Bjos

© Livros e Marshmallows ♥ - Todos os direitos reservados - 2016 ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo