topo :)

06/03/2015

Resenha - Tempo de Mudanças


Olá leitores, é um prazer estar com vocês novamente aqui no blog. Hoje trago a resenha de um livro que tem uma história rica e emocionante. Espero que vocês gostem.


Livro: Tempo de Mudanças
Autora: Lisa Jewell
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Páginas: 349
Skoob: 4/5

Sinopse: Tempo de Mudanças - Em um hospital em Bury St Edmunds, Daniel Blanchard está morrendo. A amiga Maggie May é sua companheira nesta jornada até o fim: senta-se ao seu lado todos os dias, segurando-lhe a mão e ouvindo histórias de sua vida, seus arrependimentos e seus segredos: os filhos que nunca conheceu e que, provavelmente, nunca conhecerá. Lydia, Dean e Robyn não conhecem o pai e também não se conhecem. Ainda... Todos eles estão passando por uma fase de mudanças e de dificuldades: Lydia carrega as cicatrizes de uma infância traumática e, embora seja rica e bem-sucedida, sua vida é solitária e confusa. Dean é um jovem sobrecarregado por uma responsabilidade imprevista, cuja vida está indo para lugar nenhum. E Robyn começou a faculdade de medicina, mas sente que alguma coisa não está certa.Três jovens com histórias muito diferentes, mas que se sentem igualmente perdidos e à procura de alguma coisa, como se faltasse um elo para dar sentido às suas vidas. E então, quando eles percebem que seus caminhos estão se cruzando, tudo começa a mudar...

Identidade, amor e perda

Resenha: Lançado em 2014, Tempo de Mudanças da escritora londrina Lisa Jewell nos conta uma história densa e emocionante, onde os personagens principais se deparam com segredos e revelações que transformarão para sempre suas vidas.

Lydia é uma mulher bem sucedida de 29 anos que teve uma infância negligenciada e marcada pela perda prematura da mãe. Tem uma vida muito confortável, uma casa incrível, um trabalho que ama e que lhe trouxe fortuna, mas é extremamente sozinha e infeliz. Suas relações são superficiais e ela sente um enorme vazio. Até que um dia sua vida foi transformada pela chegada de uma correspondência anônima.

 “E agora estava aqui, com 29 anos, com não mais que um cantado do sotaque galês ainda presente quando falava, uma milionária, uma mulher que se fez sozinha, alta, morena, inteligente, misteriosa, a milhares de quilômetros de suas origens tristes e um tanto humildes... e de repente um pedaço do passado estava no seu colo em um envelope pardo. Inspirou fundo e o abriu.”

Dean é um garoto problema. Criado somente pela mãe, sente como se não houvesse espaço no mundo para ele. Vive uma vida sem graça e simplória ao lado da namorada Sky que está grávida, e não vê nada de promissor em seu futuro. Aos 19 anos, desempregado e prestes a ser pai de uma menina, tudo o que deseja é fugir de todos os problemas, de sua medíocre existência, e da responsabilidade imprevista.

“Dean correu as mãos pela cabeça raspada, suspirando de novo. Num dia ele estava trabalhando numa van, ganhando mais de 250 libras por semana, tendo dinheiro suficiente para beber, para a maconha e tudo o que quisesse. Tinha a namorada mais bem feita, Sky Donelly, sexo à vontade, uma boa vida. De repente, o emprego tinha ido para o espaço e Sky estava grávida, frígida e cheia de estrias. (...)”

Robyn é uma linda jovem de 18 anos. Tem pais adoráveis e uma vida cheia de festas e diversão. Com uma auto estima inabalável, acha que o mundo gira ao seu redor. Sempre soube que foi concebida através de uma inseminação artificial com esperma de um doador anônimo, e consegue até ver certo glamour nisso. As únicas informações que Robyn tem desse doador é que era um francês estudante de medicina, e acredita que deve seguir os passos desse pai biológico que nunca viu. Por esse motivo, ingressa na faculdade de medicina em busca de seu destino. Um destino traçado pelo seu DNA. Mas nem tudo é o que parece, e Robyn sente que lhe falta algo. Não se sente completa. E sua vida não é o mar de rosas que sempre achou que fosse.

“Deu uma olhada na família; sua mãe, seu pai, primos e tia, pensando, não pela primeira vez, Sou diferente de vocês. E não só isso: Sou melhor do que vocês. Era bom pensar assim. Era horrível, doentio, pensar assim. Ela não resistia, porém. Tinha sido diferente a vida toda. Mais bonita do que todo mundo. Mais inteligente do que todo mundo. As melhores notas da classe sempre. Prestes a começar a estudar medicina na University College London. Acompanhando os passos de seu misterioso e glamoroso pai doador.”

Três pessoas completamente diferentes, três vidas ligadas por um elo indissolúvel, apesar de não saberem disso. 

O fio que liga estas histórias é o francês Daniel Blanchard que foi na juventude doador de esperma e agora, em seu leito de morte, se pergunta o que teria acontecido com as vidas que de alguma forma gerou. Com ajuda de sua amiga Megguie, Daniel decide procurar os filhos que não conheceu enquanto lhe resta algum tempo.

Uma história emocionante, sobre família, laços e segredos. Quando o passado transforma o futuro.

A história tem um enredo muito interessante  e a leitura flui muito bem. É obviamente um drama carregado e intenso, maduro e cheio de nuances, que nos faz pensar em nossas vidas, nossas raízes, de onde viemos e principalmente para onde vamos.

Os personagens são complexos e reais, e ao longo da história vão se mostrando cada vez mais intensos. Vidas que se assemelham na busca por respostas e por um destino diferente.

A narrativa em terceira pessoa é intercalada entre os personagens principais, e nos dá uma boa visão de cada um deles. O texto é bom e não é cansativo em nenhum momento. O leitor consegue se sentir dentro da história e vivencia junto aos personagens seus medos, frustrações e expectativas, e a descoberta daquilo que dará sentido às suas vidas.

Uma capa de muito bom gosto, e com uma diagramação cuidadosa, Tempo de Mudança é um livro agradável aos olhos e ao coração. Ótima leitura para quem aprecia dramas inteligentes e emocionantes.

Classificação


Resenha feita por Michelle Figueira 

5 comentários:

  1. Oi Michelli, tenho o livro, mas ainda não tive chance de ler. A capa é mesmo muito bonita, me chamou atenção na época do lançamento.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  2. PRIMEIRO AMEI O BLANCHARD! <3
    Agora o importante, adoro suas resenhas. Estou apaixonada pelas suas resenhas. E essa está fantástica! Adorei o livro, estou local para ler-lo! Amo livro assim! Apesar de ser difícil eu ler em 3º pessoa.

    Beijo
    www.modaeeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Estou louca para ler esse livro !

    http://dictomia.blogspot.com.br/2015/01/o-que-esperar-quando-nao-esta-esperando.html#comment-form

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bem?
    A História me pareceu ser boa, fiquei curiosa para ler *---* Está de parabéns pela resenha boa viu :D
    Beijos - www.doceliterario.com

    ResponderExcluir

Obrigado pela seu visita, e pelo seu comentário.
Deixe o link do seu blog se você tiver, que irei seguir com maior prazer.
Deixe também o seu e-mail, que estarei respondendo o seu comentário.
Bjos

© Livros e Marshmallows ♥ - Todos os direitos reservados - 2016 ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo