topo :)

15/06/2015

Resenha - Orgulho e Preconceito


Olá leitores! Trago hoje a resenha de um livro que há muito desejava ler. Um clássico da literatura inglesa, aclamado pelos quatro cantos do mundo. Confiram!


Livro: Orgulho e Preconceito
Autora: Jane Austen
Editora: Martin Claret – Coleção A Obra Prima de cada Autor
Ano: 2013
Páginas: 304
Skoob: 5/5

Sinopse: Orgulho e Preconceito - Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.

Um clássico do romance

Resenha: Orgulho e Preconceito de Jane Austen é uma obra literária de 1813, sem dúvida a mais importante da autora, e tem sido freqüentemente adaptada para o cinema televisão e teatro, com grande sucesso de público e crítica. É uma história singela e envolvente que já atravessou dois séculos e a cada dia conquista mais e mais admiradores.

Com o título original First Impressions, “Primeiras Impressões”, Orgulho e Preconceito conta a história de Fitzwilliam Darcy e Elizabeth Bennet, dois jovens ingleses que ao se conhecerem, criam uma antipatia mútua, mas que no desenvolvimento do enredo acabam descobrindo o quanto estavam enganados em relação ao outro.

Elizabeth (Lizzy) vem de uma família pouco proeminente, e vive com os pais e quatro irmãs (Jane, Mary, Kitty e Lidia) na zona rural inglesa. A família Bennet não tem muitas posses, e sem um filho homem, em caso da morte do pai a propriedade em que vivem será herdada pelo parente homem mais próximo, o primo enfadonho e interesseiro Sr. Collins.

Sem alternativa, Sr e Sra. Bennet precisam que suas filhas façam um bom casamento, única forma na época de se garantir um futuro tranqüilo. E esse é o grande objetivo da vida da Sra. Bennet: casar suas cinco filhas.

“É verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro e muito rico precisa de esposa. Por menos conhecidos que sejam os sentimentos ou as idéias de tal homem ao entrar pela primeira vez em certo lugarejo, tal verdade está tão bem arraigada na mente das famílias que o rodeiam, que ele vem a ser considerado propriedade legítima de uma ou de outra de suas filhas.”

A chegada do jovem Sr. Bingley à Netherfield Park cria grande expectativa no vilarejo, e a Sra. Bennet não poupará esforços para aproximar uma de suas filhas do jovem solteiro, que além de atributos físicos também é extremamente rico.

Imediatamente um baile é organizado e o Sr Bingley comparece acompanhado por seu amigo, Sr Darcy. Enquanto Jane, irmã mais velha de Lizzy e o Sr Bingley se encantam um pelo outro, o Sr Darcy desperta em Elizabeth verdadeira antipatia. Orgulhoso e um tanto indiferente ele é rejeitado por todos, principalmente por Lizzy. E esse é o ponto de partida para uma linda história de um amor construído passo a passo, em que ambos vão descobrindo aos poucos que não devem julgar ninguém pelas primeiras impressões.

 “- É especialmente importante que os que jamais mudam de opinião ter certeza de que seu primeiro juízo esteja correto.”

Um livro encantador! Um clássico que mesmo após dois séculos conquista muitos leitores. Eu fui mais uma dessas pessoas. Orgulho e Preconceito é o primeiro livro de Jane Austen que leio e fiquei realmente impressionada. É incrível como uma obra pode se tornar maior que seu tempo e se imortalizar.

Lizzy é uma jovem adorável, muito a frente do seu tempo. Com opiniões e personalidade forte, é uma mocinha decidida que busca sua felicidade e não se conforma com as regras que impõe que um casamento deve ser apenas vantajoso para uma mulher do século XIX. Ela deseja um casamento por amor, e não aceitará nada menos do que isso para sua vida.

Sr Darcy é um homem de muitas posses que se mostra a princípio orgulhoso e arrogante. Mas esta é apenas a primeira impressão do personagem, que logo se mostra um homem delicado e generoso, e por mais improvável que possa parecer, ele acaba se apaixonando por Lizzy e não medirá esforços para conquistar esta mulher encantadora, determinada e decidida.

“Em vão tenho lutado comigo mesmo; nada consegui. Meus sentimentos não podem ser reprimidos e preciso que me permita dizer-lhe que eu a admiro e amo ardentemente.”

“(...) havia dentro dela um motivo de simpatia que não podia ser desprezado. Era a gratidão; gratidão não só por tê-la amado, mas por ainda amá-la a ponto de perdoar toda a petulância e a indelicadeza de sua maneira de rejeitá-lo e todas as acusações injustas que acompanharam tal rejeição.”

A leitura de um clássico como esse muitas vezes por ser enfadonha, mas não é o caso de Orgulho e Preconceito. Com uma linguagem rebuscada é preciso ter atenção à leitura, que apesar disso flui muito bem. Um romance singelo, com uma sutil crítica irônica a sociedade inglesa da época, Jane Austen nos brinda com uma obra prima que deve ser lida por todos os amantes dos romances clássicos e históricos. Não esperem por beijos e carícias, afinal de contas, é uma obra escrita em 1813! Esperem sim pela história de um amor puro e que atravessa gerações encantando os mais diversos tipos de leitores.

Mais que recomendado, Orgulho e Preconceito é uma leitura obrigatória a todos que apreciam a boa literatura.


Classificação
                    


Resenha feita por Michelle Figueira 

2 comentários:

  1. Oi Michelle!
    Minha opinião não é muito crítica, já que sou fã da autora e do livro, mas gostei muito da sua resenha! Orgulho e Preconceito é um dos meus livros preferidos, a escrita não cansativa e Lizzy é mesmo muito a frente de seu tempo.
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Eu ja li este livro e não me canso de reler, ele é ótimo!! Bjs

    ResponderExcluir

Obrigado pela seu visita, e pelo seu comentário.
Deixe o link do seu blog se você tiver, que irei seguir com maior prazer.
Deixe também o seu e-mail, que estarei respondendo o seu comentário.
Bjos

© Livros e Marshmallows ♥ - Todos os direitos reservados - 2016 ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo