topo :)

03/08/2015

Resenha - Eu estive aqui


Oi lindos!!! Vamos de resenha hoje? Preparem o coração pois esse livro foi incrível.


Livro: Eu estive aqui
Autora: Gayle Forman
Editora: Arqueiro
Ano: 2015
Páginas: 240
Skoob: 5/5
Adquira o livro: aqui


Sinopse: Eu Estive Aqui - Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo... Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal? A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos. Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... e de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida. Eu estive aqui é Gayle Forman em sua melhor forma, uma história tensa, comovente e redentora que mostra que é possível seguir em frente mesmo diante de uma perda indescritível.

Resenha: Sinceramente não sei como começar esta resenha. Esse livro não me fez chorar mas confesso que mexeu bastante comigo. Hoje consigo olhar alguns pontos da vida através de um outro ângulo.

“Eu estive aqui” nos conta a história de Cody e Meg. Duas melhores amigas inseparáveis conhecidas como unha e carne. A história inicia com o suicídio de Meg (ela usou uma forma muito bem articulada para se matar). Cody fica totalmente perdida, se sentindo culpada e inconformada com a morte da amiga. Ela tenta investigar a fundo o que realmente aconteceu e o que fez Meg a tomar essa decisão tão friamente.

O livro é narrado na primeira pessoa pelo ponto de vista da Cody. Ela vive cada momento intensamente e nos leva a viver tudo isso junto com ela.

“Sinto informar que precisei dar fim à minha própria vida. Estou adiando esta decisão há muito tempo, e ela é minha e de mais ninguém. Sei que isso lhe causará sofrimento, e lamento que seja assim, mas saiba que eu precisava acabar com a minha dor. Não tem nada a ver com você, mas tudo a ver comigo. Não é culpa sua. Meg”

Meg planejou tudo. O local que ia morrer, o que ia tomar, mandou um e-mail para a sua família e sua amiga programado para ser enviado depois de alguns dias da sua morte. Tudo foi feito perfeitamente. Isso deixou Cody em um conflito de sentimentos muito grande. Surgiram vários questionamentos e muitas perguntas sem respostas. Pois Meg nunca tinha dado um sinal ou uma pista de que um dia ou em qualquer momento iria se matar. Cody se sentia culpada pois havia se afastado da amiga desde quando ela passou no vestibular e foi para a Universidade em Tacoma. Mas de uma coisa era certo. Cody estava disposta a encontrar as respostas para tudo aquilo que estava acontecendo.

Depois da morte de Meg, Cody vai para Tacoma a pedido da família de Meg para pegar as suas coisas que se encontra em um quarto na Republica em que ela morava. Chegando lá Cody conhece alguns colegas de Meg e também um ex-amigo (ou ex-namorado). E todo o desenrolar da história começa a partir desse momento.

Eu nunca tinha lido nada da autora esse foi o primeiro livro. Fiquei profundamente encantada com a sua escrita, não achei a historia previsível, a narrativa é ótima e flui naturalmente. Gostei de tudo! Confesso que quando comecei a ler imaginei que fosse esses livros de Jovem Adulto mas cheio de mimimi. Me surpreendi!! Pois não é nada daquilo que eu imaginei.

A autora abre os nossos olhos para algumas situações que acontecem na vida real ao nosso redor e que muita das vezes olhamos mas no fundo não queremos enxergar. Consegui ter uma visão muito ampla não só na ficção mas também na vida real. Talvez você vai ler esse livro e vai chorar horrores ou talvez você vai ler e ficar profundamente emocionada e pensativa por muitos dias. Foi o que aconteceu comigo.

Não posso contar mais sobre a história, porque sei que deixarei escapar muitos spoilers. E todos aqui já sabem que odeio spoiler. Mas a única coisa que tenho a dizer é: Leiam!! No final do livro a autora deixa uma Nota, essa nota foi fundamental para fecharmos a última pagina com chave de ouro e com uma sensação maravilhosa de: Valeu a pena ter chegado ate aqui.

Recomendo!! Sim recomendo de olhos fechados. Uma excelente história. Talvez você encontre alguns pontos que a autora deixou meio vago. Mas isso não é o mais importante. O mais importante é a mensagem que ela nos deixa no final da história.

A capa do livro está linda. Amei o fundo preto com as fotos, a diagramação está perfeita. Mais uma vez a Editora Arqueiro fez um excelente trabalho. 

Classificação
                  

Bjs pessoal :)

3 comentários:

  1. eu ja li, mas sabe aquela história que te marca que você não consegue expressar bem em palavras?
    a autora tem o poder de tratar de questões tão forte com um jeito singelo, ao mesmo tempo que trabalha sentimentos em seus personagens, desperta reações no leitor!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Kelly
    Eu ainda não li nenhum livro da autora, mas pela sua resenha o livro parece muito bom e fiquei louca para lê-lo. Acho que logo irei solicitar para editora.
    Essa capa está linda mesmo.
    Super Beijo

    ResponderExcluir
  3. Que amor de resenha! Não tem coisa melhor do que ler uma opinião com sentimento. Isso me deixa mais empolgada para conferir a história! Já conheço a escrita da Gayle Forman por causa de Se Eu Ficar, então sei o quanto ela pode ser comovente, ainda que com poucas palavras. Estou curiosa por mais livros seus, incluindo Eu Estive Aqui, que parece trazer um tema bem sério e profundo.
    Beijos,
    Lis | umareescrita.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado pela seu visita, e pelo seu comentário.
Deixe o link do seu blog se você tiver, que irei seguir com maior prazer.
Deixe também o seu e-mail, que estarei respondendo o seu comentário.
Bjos

© Livros e Marshmallows ♥ - Todos os direitos reservados - 2016 ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo