topo :)

21/09/2015

Resenha - Pos Lugares Incríveis



Hey,

Eu tenho um carinho muito especial pelo livro Por Lugares Incríveis, é o melhor que já li do gênero desde A Culpa é das Estrelas. 


Livro: Por Lugares Incríveis
Autora: Jennifer Niven
Editora: Seguinte
Ano: 2015
Páginas: 336
Skoob: 5/5

Sinopse: Por Lugares Incríveis - Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver.Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família. Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

“Eu estou em pedaços”
- Finch.

Resenha: Não importa o quanto eu tente, nunca vou conseguir descrever a obra por completo, simplesmente por ser incrível demais, imprevisível demais. É o tipo de livro que rouba seu coração, só para quebrá-lo no instante seguinte. Do gênero que fica gravado e marcado em nossa mente, como se a vida dos personagens fosse ficar para sempre boiando em nossa memória.

O livro nos leva ao mundo de Finch e de Violet, que se conhecem logo no primeiro capítulo, no alto da torre do sino do colégio, com intenção de ambos de pularem e colocar um fim... bem, a tudo.

Logo no começo da história sou subitamente surpreendida pela pergunta de Theodore Finch, o nosso herói e quem vou amar eternamente.

“Será que hoje é um bom dia para morrer?"

Finch, mais conhecido como Theodore Aberração, é estranho, sarcástico, imprevisível, irônico e diz o que pensa e faz o que quer, o que lhe rendeu o apelido nada amável. Pesquisa e pensa constantemente em métodos de suicídio, sofre do que ele chama de Apagões e tem uma relação nem um pouco amistosa com o pai violento.

“Porque é do tempo que tenho medo. E de mim.Tenho medo de mim”. –Finch

Já Violet Markey tem o que todos consideram uma vida perfeita. Pais perfeitos, namorado perfeito, “amigas” perfeitas, e popularidade. Até que ela perde sua irmã, Eleanor, em um acidente de carro, e como sobreviveu, consequentemente passa a viver a vida em função da culpa, onde em sua cabeça ela não tem direito mais de ser feliz.

Amo meu quarto. O mundo é melhor aqui do que lá fora, porque aqui sou o que eu quiser. Sou uma autora brilhante. Posso escrever cinquenta páginas por dia e nunca fico sem palavras.” - Violet

Finch convence Violet a não pular da torre, mas para todos os fofoqueiros de plantão do colégio foi Violet quem impediu Finch de saltar, sendo ela então a heroína. Os dois ficam mais próximos, mesmo contra a vontade de Violet, quando Finch resolve encurralá-la para ser sua parceira no projeto de geografia, que é sobre visitar e escrever as maravilhas de Indiana.

“Sinto que estou me apaixonando — e sou famoso por isso. [...] Só porque ela sorriu pra mim. Mas foi um belo sorriso. Um sorriso genuíno, o que é difícil de encontrar nos dias de hoje. Principalmente quando se é Theodore Aberração”. - Finch

Começa então as Andanças de Finch e Violet. O que mais aprecio na história é ter a oportunidade de acompanhar o amadurecimento, ou a decadência, dos personagens. Violet é o que eu considero um retrato da melancolia, que conta os dias pra formatura, para poder sair de Indiana e ir embora sem olhar para trás, até Finch decidir expor algumas verdades e lhe devolver a vontade de viver dia após dia.

Finch conta os dias em que está desperto, chegando até a quebrar seu recorde. Ele ensina Violet a viver intensamente o agora, porque é tudo que eles têm; o Agora.

Por Lugares Incríveis conta o lado complicado de ser jovem e confuso. Conta história de milhares de adolescentes; temas como depressão e suicídio, divórcio e bullying são reais e a escritora abordou esses e muitos outros em uma escrita leve e serena, chegando a ter pitadas de humor e ironia.

E acredite em mim, (eu imploro!) quando eu digo que não é nenhum clichê para nos fazer chorar. É um livro duro de ser lido. A história é simples, que se desenrola do modo que menos esperamos, e cheio de personalidades complexas.

“O que percebo agora é que o que importa não é o que a gente leva, mas o que a gente deixa.” – Violet

O livro é narrado na primeira pessoa, alternando entre Finch e Violet, em uma escrita fluida e sincera, ao alcance dos jovens, mas que em minha opinião, de certa forma é um livro para todas as idades. Há drama, romance do tipo que não é meloso demais, no ponto certo, aventuras e humor que oscila entre o melancólico e o divertido.

“Estrelas no céu, estrelas no chão. Não sei dizer onde o céu termina e a terra começa. Sinto necessidade de dizer algo grande e poético, mas a única coisa em que consigo pensar é: — É adorável. Ele diz:— “Adorável” é uma palavra adorável que devia ser usada mais vezes.” - Violet

Jennifer Niven é uma escritora maravilhosa e estou louca para ler seus outros livros.Ao longo da história somos apresentados a um grupo de apoio a adolescentes que estão pensando em ou tentaram ou sobreviveram ao suicídio que se chama Vida é Vida.

E em uma entrevista para o blog Paginou, a autora diz o que para ela é vida: "Escrever é vida."; "Família é vida."; "Casa é vida."; "Supernatural é vida.". Esses são apenas alguns!

E quanto a mim: Deus é vida. Família é vida. Amigos é vida. Livros é vida. Escrever é vida. Comer é vida. Banda Skillet é vida. Série Vikings é vida. Ufa...
Sou uma pessoa muito curiosa e adoraria saber o que para vocês é vida. Deixe no comentário.

Bjs.

Classificação


P.S: Por Lugares Incríveis recebera adaptação cinematográfica, atriz Elle Fanning, que atuou em Malévola e irmã da Dakota Fanning, será Violet confirmada!!!


5 comentários:

  1. Oi Marcela!!
    Vejo todo mundo falando desse livro, e morro de curiosidade. Sei que deve ser um assunto bem pesado.
    Vida pra mim é eu estar com minha família, ter saude, fazer as coisas que eu gosto, ser feliz, amigos, ler, enfim, tudo aquilo que nos faz bem.

    Adorei sua resenha.
    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. @Nessa Hey Nessa,
    É realmente um livro muito bom, mas não acho que seja pesado, pois a autora abordou todos os temas de um modo bem leve e cheio de humor.
    Enfim,adoro esse livro rsrs
    Bjs! Obrigada!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcela!
    Também adorei esse livro! Na verdade, foi uma das minhas melhores leituras esse ano :)
    Você fez uma comparação a ACEDE e eu digo algo, mais ou menos, parecido: depois dos livros do John, esse é meu Ya favorito (mas só depois dos do John, rs)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcela, dá um nervoso quando a gente não consegue pôr em palavras tudo o que sentiu ao ler um livro, ou quando, por mais que a gente fale, da a impressão de que nunca vai chegar aos pés da obra por amarmos ela e querermos que todos leiam.. hehe Bom, você conseguiu passar bem esse sentimento para a gente :) Infelizmente, estou fugindo de livros desse gênero, então é provável que eu não o leia por agora, mas valeu a dica. Beijos, Mi

    Blog Recanto da Mi

    ResponderExcluir
  5. Oi ...
    Estou louca para ler esse livro !
    Ele está nos meus desejados faz tempo ...
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado pela seu visita, e pelo seu comentário.
Deixe o link do seu blog se você tiver, que irei seguir com maior prazer.
Deixe também o seu e-mail, que estarei respondendo o seu comentário.
Bjos

© Livros e Marshmallows ♥ - Todos os direitos reservados - 2016 ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo