topo :)

07/10/2015

Resenha - O Bicho-da-Seda


Olá leitores, mais uma resenha inédita pra vocês. Uma leitura e tanto! Confiram!


Livro: O Bicho-da-Seda
Autor: Robert Galbraith
Editora: Rocco
Ano: 2014
Páginas: 464
Skoob: 5/5

Sinopse: O detetive Cormoran Strike retorna no novo mistério de Robert Galbraith, autor do best-seller internacional 'O Chamado do Cuco'. Quando o escritor Owen Quine desaparece, sua esposa vai a procura de Strike. De início, a Sra. Quine pensa que seu marido apenas se afastou por conta própria, por uns dias — como já tinha feito antes — e ela pede a Strike para que o encontre e o traga para casa. Mas conforme Strike investiga o caso, se torna claro que há mais no desaparecimento de Owen do que sua mulher pensa. O escritor havia terminado um manuscrito contendo descrições venenosas de quase todos que conhecia. Se o livro fosse publicado, poderia arruinar vidas: o que significa que existiam várias pessoas que poderiam querer silenciá-lo. Quando Quine é encontrado brutalmente assassinado em circunstâncias bizarras, a investigação se torna uma corrida contra o tempo para entender a motivação de um assassino impiedoso, um assassino como Strike nunca havia visto antes.

ATENÇÃO: Contém spoiller de O Chamado do Cuco

Resenha: O Bicho-da-Seda é o segundo livro  de uma série protagonizada pelo detetive particular Cormoran Strike. No primeiro livro, O Chamado do Cuco, Strike desvenda o assassinato de uma super modelo e cai nas graças da mídia e do público em geral, e com a fila de clientes cada vez maior, começa a melhorar de vida.

Cormoran Strike é um homem singular. Após ter sofrido um acidente na guerra do Afeganistão onde teve sua perna amputada, ele decide abrir um negócio de investigação particular. Deixado pela mulher que ama, ele vive sempre em uma corda bamba de sentimentos contraditórios. Com sua carreira em franca ascensão e a vida pessoal em frangalhos, Strike vê no trabalho a fuga perfeita de uma vida solitária e sem sentido.

 “(...) O ocasional fascínio de estranhos, que aos cinco anos de idade ele achava ter algo a ver com sua própria singularidade, ele enfim percebeu se dever ao fato de que o viam no máximo como um zigoto de um cantor famoso, a prova incidental de apalpadelas infiéis de uma celebridade.”

Em meio a vários casos de infidelidade e traição que vem investigando, Strike é procurado por Leonora Quine, uma mulher simples e introspectiva que está à procura do marido desaparecido, Owen Quine. Apesar de este não ser o primeiro desaparecimento do marido infiel, algo chama atenção de Strike e ele decide assumir a investigação do caso.

Escritor de pouca visibilidade, Owen Quine é um homem no mínimo bizarro. Seus livros fazem pouco sucesso, mas ele se considera uma super celebridade. Excêntrico, não vive uma vida convencional. Mesmo tendo várias amantes se mantém ao lado da esposa e da filha deficiente, a quem ama enormemente. Com uma vida desregrada e degradante, faz uma tentativa desesperada de dar uma guinada em sua carreira medíocre, e escreve um livro perturbador: Bombyx Mori. Nele, Quine retrata de forma maldosa e impactante muitas pessoas conhecidas e importantes, e se este livro for publicado poderá destruir a vida de muitas pessoas.

“(...) E Bombyx Mori – concluiu Robin – é o nome latino do bicho-da-seda.
- O bicho-da-seda?
- É, e sabe o que mais? Sempre achei que fossem como aranhas tecendo suas teias, mas sabe como tiram a seda dos bichos?
- Nem desconfio.
- São fervidos – disse Robin. Fervem os bichos vivos para que não rompam e danifiquem seus casulos ao saírem deles.”

Enquanto Strike tenta desvendar o desaparecimento do escritor, o inesperado acontece: Quine é encontrado brutalmente assassinado, com requintes de crueldade e retratando um trecho de seu controverso livro.

Numa corrida contra o tempo, Strike se envolverá nas investigações e sairá à caça desse assassino sádico e impiedoso, em busca de respostas e de justiça.

“(...) vira homens, mulheres e crianças mutilados e desmembrados, mas o que viu no número 179 da Talgarth Road era algo inteiramente novo. O caráter maligno do que foi feito ali era quase orgiástico, uma exibição cuidadosamente calibrada de representação sádica.”

Pra quem não sabe, Robert Galbraith é o pseudônimo de J.K.Rowling, autora da aclamadíssima série Harry Potter. Sob este pseudônimo já publicou Morte Súbita e o primeiro livro protagonizado pelo investigador Cormoran Strike, O Chamado do Cuco. Essas informações por si só já fazem de O Bicho-da-Seda a certeza de uma boa leitura. E foi com essa expectativa que iniciei a leitura e, claro, não me arrependi.

O livro é muito bem escrito! Uma leitura de qualidade, um enredo excelente e muito bem amarrado e personagens muito ricos fazem de O Bicho-da-Seda uma leitura empolgante. A ambientação é perfeita, me senti caminhando pelas ruas de Londres.

Strike apesar de não ser descrito como um mocinho clássico (muito ao contrário) tem um carisma sutil e uma inteligência e perspicácia acima da média. É um homem cheio de defeitos e frustrações, que vive à sombra de um pai Rock Star que só após um exame de DNA assumiu sua paternidade. Apesar de tudo, Strike segue com sua vida aos trancos e barrancos e começa a fazer sucesso na carreira, ao lado de sua assistente, a astuta e competente Robin.

A história é muito interessante e cheia de suspeitos, o que só traz dinamismo à trama, fazendo o leitor desconfiar de tudo e de todos.

Sendo a ficção policial um dos meus gêneros literários preferidos, O Bicho-da-Seda entra na minha lista de preferidos e me lembra o porquê sou fã desse estilo de leitura. Super recomendado!

“Como uma tampa torta que encontra sua rosca, uma multiplicidade de informações sem relação nenhuma girava pela mente de Strike e de repente se encaixavam incontroversamente corretas, inegavelmente certas. Ele revirou sem parar sua teoria era perfeita, firme e sólida. O problema é que ele ainda não sabia como prová-la.”

Classificação


Resenha feita por Michelle Figueira 

Um comentário:

  1. Oi Mi
    Eu iniciei este ano lendo este livro e levei o mes todo para completar a leitura. Confesso que achei a leitura um tanto trancada, mas eu amo a premissa do livro. Gosto muito de livros como este.
    Eu ainda prefiro O chamado do Cuco e ja estou curiosa para ler o próximo.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado pela seu visita, e pelo seu comentário.
Deixe o link do seu blog se você tiver, que irei seguir com maior prazer.
Deixe também o seu e-mail, que estarei respondendo o seu comentário.
Bjos

© Livros e Marshmallows ♥ - Todos os direitos reservados - 2016 ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo