topo :)

30/11/2015

Resenha - A Garota que você deixou para trás


Olá leitores! Trago hoje a resenha de um livro que me agradou muito e quero dividir essa ótima experiência com todos vocês. Confiram!


Livro: A Garota que você deixou para trás
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca 
Ano: 2014
Páginas: 384
Skoob: 5/5

Sinopse: Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo a família, a reputação e a vida na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo. Tecido com habilidade, A garota que você deixou para trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes.

Resenha: Jojo Moyes é a autora de um dos melhores livros que eu já li: Como eu Era Antes de Você. É de sua autoria também o ótimo A Última Carta de Amor, e foi com a expectativa de uma ótima leitura que iniciei A Garota que Você Deixou pra Trás. Confesso que demorei um pouco a ler este livro porque o título não me atraiu. A impressão que eu tinha era de um livro com um romance adolescente, meloso e repetitivo. Ledo engano. O título não faz jus à obra de Jojo Moyes e a leitura foi extremamente rica e emocionante.

1916: a pequena cidade francesa de St Peronne sofre com a ocupação alemã durante a primeira guerra mundial. A família de Sophie Lefèvre vive em condições muito precárias. Junto com sua irmã, irmão e sobrinhos, Sophie sofre longe do amado marido Édouard Lefèvre que foi enviado para o front, e tenta com muito sacrifício tocar sua vida e administrar com os parcos recursos o hotel da família, Le Coq Rouge. Em tempos de guerra, tudo é racionado, e Sophie mal consegue sobreviver com sua família quando o novo kommandant alemão decide usar o hotel como base para que seus homens façam suas refeições. Sem opção, Sophie e sua irmã Helène começam a cozinhar para os homens que ocupam sua cidade natal, mesmo sob o olhar acusatório de toda vizinhança, que vê na atitude da família uma traição contra o povo francês.

“Essa era a história de nossas vidas: insurreições menores, vitórias miúdas, uma breve chance de ridicularizar nossos opressores, barquinhos de esperança em um mar de incertezas, privações e medo.”

Trabalhando duro para alimentar os soldados todos os dias, rechaçada por toda sua comunidade, e longe do marido que tanto ama, Sophie sente que perdeu tudo: seu grande amor, sua dignidade, sua autoestima. A única coisa que lhe resta é um quadro, um retrato seu pintado por seu marido onde ela é retratada como uma mulher linda e cheia de vida: A Garota que Você Deixou pra Trás. E é exatamente essa pintura que chama a atenção do Kommandant, fazendo-o se aproximar aos poucos de Sophie, dando a ela a esperança de que com essa aproximação, possa reencontrar seu marido que há meses não lhe manda notícias.

“Penso em você dia e noite, dizia o postal, na bela letra dele, cheia de voltas. Você é minha estrela guia neste mundo de loucura.”

Desesperada para rever o marido, Sophie será capaz de tudo para conseguir o que deseja. Mas o destino é impiedoso, e o preço a ser pago por ser alto demais.

2006: Liv Halston é uma jovem viúva, que vive numa casa de vidro projetada e construída por seu marido David. Envolta em lembranças, dor e saudade, a única coisa deixada por seu marido que lhe dá algum alento é o quadro que retrata uma mulher enigmática e misteriosa: A Garota que Você Deixou pra Trás. O quadro foi dado a Liv por David em sua lua de mel, é a lembrança mais forte do casamento dos dois.

“A solidão bate nela com um força quase física. As paredes ao seu redor parecem imateriais, não oferecem proteção contra o mundo hostil para além delas. Esta casa não é transparente e pura como David desejada: seus espaços vazios são frios e insensíveis, suas linhas limpas estão emaranhadas de história, suas superfícies de vidro toldadas pelas entranhas intrincadas das vidas.”

Afundada em dívidas, sem trabalho e extremamente solitária, Liv decide se embebedar em um bar gay no dia do aniversário da morte de David. Lá ela conhece o atraente Paul McCafferty e mesmo mergulhada no sofrimento e na saudade, Liv se deixa encantar aos poucos por Paul, abrindo suas defesas e se deixando levar pela primeira vez em muito tempo. Mas o destino fará uma revolução em sua vida, colocando em risco tudo o que sobrou em sua vida, inclusive a chance de um novo amor.

“Ela olha para Paul McCafferty, para o corpo dele, com o qual já estava completamente familiarizada. Não quer que ele vá embora. Quer deitar-se ao lado dele, envolver-se em seus braços, a cabeça aninhada em seu peito. Quer acordar sem precisar fugir dos próprios pensamentos. Em sua consciência, ecoa uma dúvida – David -, mas ela a afasta. Está na hora de viver o presente. Ela é mais do que a garota que David deixou pra trás.”

Repleto de reviravoltas, surpresas e mistério, A Garota que Você Deixou pra Trás é um livro quase poético. Com uma dose de emoção na medida, faz o leitor devorar cada página até descobrir como a vida une essas duas mulheres tão diferentes, mas que tem em comum a determinação e o amor.

“Ela se senta, dobrando-os e colocando-os cuidadosamente de volta nos envelopes, e olha para o retrato de A garota que você deixou para trás, nítido em sua moldura dourada em meio ao verde-água e ao cinza apagados do restante do quarto, e se deixa ir.”

Jojo Moyes conseguiu mais uma vez e A Garota que Você Deixou pra Trás me cativou. A princípio nos parece duas histórias distintas, a primeira parte narrada em primeira pessoa por Sophie e a segunda, narrada em terceira pessoa que conta a história da determinada Liv. Confesso que a história de Sophie me agradou mais, suas dificuldades, sua determinação e seu amor me emocionaram. Livros com histórias de guerra geralmente me atraem, e pra mim foi uma grata surpresa ter esse tema como pano de fundo.

Uma história emocionante, cheia de surpresas, com uma carga dramática muito interessante, A Garota que Você Deixou pra Trás foi, pra mim, uma das leituras mais prazerosas dos últimos tempos.

Classificação
                   


Resenha feita por Michelle Figueira 

16 comentários:

  1. Jojo Moyes é uma escritora que não me atrai apesar de todo mundo gostar e falar super bem. Esses dias eu quase comprei esse livro mas fiquei com receio porque são muito poucos romances que leio e falo nossa gostei. Então tenho certo medo. Esse parece ter uma história bacana e quem sabe eu deixe o medo de lado e o compre?! Mas por enquanto não sei ...
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  2. Oi!!!
    Tenho alguns livros da autora na minha estante do Skoob e ainda não tive a chance de ler. Gosto muito de livros que trazem fatos de histórias reais mesmo com personagens fictícios. Bom terminar um livro e sentir que deu prazer.
    Beijos Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Nossa, esse livro parece ser lindo, eu ainda não li nada da autora e pretendo ler Como eu era antes de você antes de ver o filme. Fiquei apaixonada pelo livro através da sua resenha, parece ser uma leitura bem intensa

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Gostei bastante de sua resenha.
    Infelizmente eu não consegui ler esse livro, fiquei presa nas primeiras páginas e acabei desistindo logo, porque por mais que eu insistisse na leitura não fluia, e eu acabava ficando só com raiva e me questionando o porque de a autora não funcionar comigo.
    Lendo sua resenha deu pra ver que a história do livro é bem bonita mesmo, espero que eu um dia possa tentar novamente com a Jojo.
    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Nunca li nada da Jojo, tenho muita vontade de conhecer a escrita dela. Gosto demais de romances que se situam durante os períodos das Guerras, e fiquei com muita vontade de saber como as histórias dessas duas personagens se uniram, será que foi só pela fotografia? Realmente fiquei bem curiosa.
    E agora qual livro eu escolho, esse ou Como Eu era Antes de Você, primeiro? Fiquei indecisa.
    Até a próxima

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Parece aquele tipo de história bem intensa. Eu fico com um pouco de medo de livros assim porque geralmente me consomem muito rs.
    amei a resenha.
    bjs
    Diário de uma Psicopedagoga - http://goo.gl/Xkq1YH

    ResponderExcluir
  7. Este livro esta em minhas metas a muito tempo ,mais sempre acabo adiando minha leitura , gosto muito dos livros da Jojo recentemente li A ultima carta de amor e achei muito bom , espero que este livro possa me cativar também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. E lá vem mais JOJO... falando tantoooo desse livro que confesso estar curiosa em conhecer seu enredo, mas o que ainda me mantém afastada dele é o fato de q todo mundo se emociona demais, ao ponto de chorar e minha cota de dramalhões pra 2015 já se esgotou... rsrs... Espero poder ler um dia.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  9. AMO a Jojo!
    Os livros dela simplesmente envolvem né?? Não dá pra deixar de ler.
    Já li Como eu era antes de você mas ainda não li esse, venho adiando faz tempo.
    Sua resenha só me deixou mais desesperada para ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não tive chance de ler os livros da Jojo Moyes, mas todos tem comentado muito bem dizendo que as estórias são lindas e não nego, porque já li várias resenhas que me deixaram bastante curiosa para saber sobre a estória. Adorei tudo que você colocou em sua resenha e o livro me parece ser realmente muito bom. Todos comentam bem é de Como eu era antes de vc. Tenho mais curiosidade nesse livro por conta do filme que tá pra sair e espero que seja tão bom quanto.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-guerra-dos-fae-chamado-as-armas.html

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    A história da Sophie também foi a que mais me agradou. Premissas com guerra e coisas do tipo sempre conseguem me chamar a atenção, principalmente se forem livros escritos por autoras maravilhosas como a Jojo ♥ Achei esse livro um pouco cansativo :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oiiie

    Sou apaixonada pela Jojo, comprei esse livro na BF, e confesso que passei por cima da sua resenha, para me deixar surpreender pelo livro quando ele chegar. Mas pelo o li adorei a sua resenha. Parabéns.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  13. Oi Michelle, sua linda, tudo bem
    Como sou apaixonada por cartas, eu já li o livro A Última Carta de Amor, quando a autora não era muito falada na blogosfera e amei!!!! Agora, os dois livros mais elogiados dela têm sido Como eu era antes de você e esse, a garota que eu deixei para trás. Como eu também adoro enredos que se passem no cenário de guerra, acho que vou gostar mais da primeira personagem, até porque ela me passou uma força, um amor tão grande e uma determinação para viver e reencontrar seu marido. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem??

    Nunca li nada da autora, mas tenho muita curiosidade! Já estou com "como eu era antes de você" lá em casa esperando pra ser lido :)
    Adorei a resenha, achei bem criativa a forma de misturar dois tipos de narração, primeira e terceira pessoa, em um mesmo livro

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olááá!

    ainda não li nada da autora >( E morro de vontade disso porque nunca vejo resenha negativa para ela, mas confesso que essa temática não é muito atraente para mim.
    Gostei de saber dessa reviravolta que acontece na obra e da forma que você ficou encantada com a escrita. Vou esperar um tempinho para comprar.
    Parabéns pela resenha!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  16. Depois que li "Como eu era antes de você" fiquei muito interessada pelos outros livros da autora, me apaixonei pela história.
    Adorei sua resenha, acho que vou dar continuidade com esse livro.
    Beijo!

    ResponderExcluir

Obrigado pela seu visita, e pelo seu comentário.
Deixe o link do seu blog se você tiver, que irei seguir com maior prazer.
Deixe também o seu e-mail, que estarei respondendo o seu comentário.
Bjos

© Livros e Marshmallows ♥ - Todos os direitos reservados - 2016 ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo