topo :)

08/12/2015

Resenha - Alice no País das Armadilhas


Hey galera!
Hoje trago para vocês um livro que se tornou um dos meus favoritos quando se trata de zumbis!


Livro: Alice no País das Armadilhas
Autor: Mainak Dhar
Editora: Única 
Ano: 2015
Páginas: 256
Skoob: 5/5
Adquira o livro: aqui

Sinopse: O planeta Terra foi devastado por um ataque nuclear, e boa parte de sua população se transformou em Mordedores, mortos-vivos que se alimentam de sangue e, com sua mordida, fazem dos humanos seres como eles. Alice é uma jovem humana de 15 anos que mora no País das Armadilhas, nos arredores da cidade que um dia foi Nova Déli, na Índia. Ela nasceu nessa nova realidade aterrorizante e teve de aprender a se defender sozinha desde cedo. As coisas mudam quando Alice decide seguir um Mordedor por um buraco no chão: ela descobre a estarrecedora verdade por trás da origem das criaturas e se dá conta da profecia que ela mesma está destinada a consumar — uma profecia que se baseia nos restos chamuscados do último livro encontrado no País das Armadilhas, uma obra chamada Alice no País das Maravilhas. Uma mistura incomum de mitos, teorias conspiratórias e Lewis Caroll, Alice no País das Armadilhas pode parecer mais uma história de zumbi, mas é uma metáfora instigante de como tendemos a demonizar aquilo que não compreendemos.

Resenha: Sim, eu disse zumbis. Alice no País das Armadilhas é o primeiro livro da trilogia Alice in Deadland publicado do escritor indiano Mainak Dhar no Brasil, pela editora Única.

“Agora, todos os povos, independentes de seus antigos países, religiões ou políticas, estavam unidos por um motivo predominante – a necessidade de sobreviver ante a hordas de Mordedores.”

Alice é uma garota humana de 15 anos, que nasceu e cresceu em um mundo em que todo dia se é travada uma batalha pela vida. Ela sobrevive na zona chamada País das Armadilhas, perto da cidade outrora fora  Nova Déli, na Índia, antes da Insurreição.

A história começa semelhante à que inspirou esta paródia (Alice no País das Maravilhas), com Alice seguindo o “coelho” para dentro de um buraco, a diferença é que o coelho no livro é um zumbi que “morreu” usando orelhas rosadas de coelho, sendo logo apelidado por Alice de “Orelhudo”.

“Enquanto o Orelhudo se aproximava, Alice segurou o cabo do punhal com firmeza, preparando-se. Antes morta do que morta-viva.”

A partir daí a história se desenrola de um modo muito inesperado, para mim pelo menos, porque eu fui incapaz de prever qualquer cena seguinte ao decorrer das páginas, tanto que me surpreendi bastante com o final. Esse livro em especial, é um daqueles livros que você precisa saber o que vai acontecer.

Depois que Alice segue o Orelhudo pelo buraco, conhecemos em seguida a Rainha dos Mordedores, uma mulher já idosa que na verdade é meio Mordedora e meio humana (longa história), e que acredita que Alice é a garota da profecia que foi “revelada” pelo último livro que restou no País das Armadilhas.

“A Rainha pareceu um pouco decepcionada por Alice não reconhecer o que havia ali, porém ela não sabia que a moça nunca lera um único livro na vida, e que por isso não reconhecia o título na capa.
Alice no País das Maravilhas.”

Ao decorrer da narrativa fazemos várias descobertas junto com Alice, porque afinal... Como surgiu os Mordedores? O que houve com o Velho Mundo? Por que os lideres da Zeus querem tanto que Alice revele o paradeiro da Rainha? Quando tudo que Alice entende e sempre entendeu era sobreviver. Mas agora que não resta ninguém será ela a garota que irá liderar os Mordedores e os Humanos em busca da liberdade e da verdade?

Alice no País das Armadilhas, de certo modo, não deve ser rotulado como “terror”, está mais para suspense misturado à ação já que envolve uma grande quantidade de balas e lutas, e sangue, claro, durante a narrativa que é feita na terceira pessoa, alternando de Alice para outros personagens  secundários, nos dando um visão bastante clara do caráter de cada um.

A capa. É. Simplesmente. Perfeita!!Amei os detalhes, a letra prateada no fundo negro, e os desenhos em relevo, fazendo parecer que o livro é realmente assustador, mas não é, no mínimo, de certo modo, precisa de estômago para tanta “matança”. A editora Única acertou em cheio ao publicar o livro do Sr. Dhar. Amei também seu estilo, pois é dinâmico e muito versátil, quando se menos espera já leu umas quarenta páginas em meia hora!

“Alice ficou olhando para o nada e a Rainha indagou no que ela estava pensando.
—Estou pensando em como podemos vencer esta guerra.”

Alice é uma garota durona que aprendeu a lutar desde cedo pela sobrevivência. De personalidade forte e com alma desbravadora, Alice vai ultrapassando barreiras e crescendo no decorrer da narrativa, e no fim notamos que ela não é mais a garotinha de 15 anos no começo da narrativa. Ela amadureceu diante de tantas perdas.

“—Quem de vocês é Alice?
—Quem está perguntando?
—E que diferença faz isso? [...] Alice respondeu:
—A diferença é que a resposta vai determinar se eu vou cumprimenta-lo com um sorriso ou com uma bala nesse seu boné ridículo.”

Não é a primeira vez que reescrevem livros clássicos e adaptam para a temática zumbi, como o caso da obra Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, que foi parodiada por Seth Smith, em Orgulho e Preconceito e Zumbi, que também amei. Rsrs.

Enfim, adorei Alice no País das Armadilhas e super indico para quem adora histórias de zumbis e paródias!

Classificação

21 comentários:

  1. Oie Marcela
    tudo bom?

    Eu não tinha visto esse livro ainda, são muitos para acompanhar.
    Mas eu amei!!! A capa é perfeita, eu compraria pela capa, só para deixar na estante, kkkkk. Pela resenha p livro é muito interessante, se baseia na original, mas é bem versátil. Vou add na minha lista infinita !
    Obrigada!

    =)

    ResponderExcluir
  2. Embora eu adore o gênero terror e fantasia, eu não assisto nada e nem leio nada que tem zumbi. O motivo? Tenho um medo mortal de zumbi e nem sei explicar o porque! Esquisito neh?! Rsrs
    Achei legal o livro ter sido inspirado em Alice no País das Maravilhas! E a capa também é linda,mas por conta do meu medo eu não leria esse livro!
    Abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  3. Oiii

    Então, eu não sou nada nada fã de terror suspense ou coisas do gênero, na verdade saio correndo na direção contrária( medrosa ao extremo) rsrs.
    Mas parabéns pelo seu trabalho. Está ótimo.

    Beijos.
    Booksandcarpediem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Estou com esse livro aqui na pilha para iniciar a leitura, e fiquei animada depois de ler várias resenhas empolgantes sobre a trama. Nota-se que ela é envolvente, e que Alice é uma mocinha bem durona.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  5. Ultimamente tenho lido muitas resenhas sobre esse livro e ficando cada vez mais curiosa com a leitura. Agora, com a sua, fiquei mais ainda. O problema é que não curto a estória original :/ Acho meio enfadonha... Mas sim, irei dar uma chance a esse :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu sou apaixonada pela história da Alice, então isso bastou para eu querer ler o livro. E eu que não curto muito zumbis (esse foi meu segundo livro com o tema) e nem muito distopia, fiquei completamente encantada com esse livro. adorei as referencias e como as coisas se encaixavam e estou bem curiosa para ver para onde tudo caminha.
    E sim, essa capa é perfeita demais!!!! Já achava ela linda só na imagem, mas pessoalmente fiquei ainda mais encantada!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem?
    Olha, essa é a terceira resenha que eu leio deste livro. Eu amo a Alice no país das maravilhas e achei a ideia do livro bem bacana, mas infelizmente eu não leria. Não gosto de zumbis, nada com essa temática. rsrsrr Mas, sei quem gosta e já até indiquei o livro. Parabéns pela resenha!

    beijos,
    Dai | Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  8. Eu amo enlouquecidamente Alice, confesso que já vi esse livro por aí, mas achei que apenas mais uma versão do clássico, não tinha me atentado pra diferença no título, que ao invés de Maravilhas é Armadinhas. Eu adoro a temática zumbi, e gosto bastante também de desconstrução de arquétipos, quando bem feitos ficam memoráveis. Essa capa tá demais também.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  9. Oii, lembro de ter visto uma resenha mês passado sobre esse livro, que até então não conhecia. O que gostei foi dessa mistura de terror com fantasia... Zumbis não me agradam, mas eu daria uma chance a esse livro sim :) Adorei a resenha
    -Mari

    ResponderExcluir
  10. Oi Marcela.
    Já tinha li algumas resenha deste livro, gostei muito tanto que adicionei a minha lista. A história da Alice é uma das minhas preferidas e meu personagem preferido é a Rainha de Copas. E nesta releitura eles ficam mais adultos e um tanto quanto maus. Parabéns pela resenha detalhada e com uma dose de suspense.

    Beijos Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  11. Olha eu gostei bastante das suas consideraçòes sobre o livro, mas eu sinceramente eu acho que não pegaria para ler no momento que estou não. Acho que deixaria para uma outra hora sabe? Deve ser um livro bom e ter uma diagramação linda, mas por agora vou dar um tempo nas comprinhas, porque ano que vem quero ler todos os meus livros da estante o/

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-o-enigma-da-estrela.html

    ResponderExcluir
  12. Oi, Marcela
    É bem curioso o fato de misturarem um clássico assim com zumbis. Acho que nunca li nada parecido, apesar de você ter dito que tem outras obras assim.
    Eu não tinha muito interesse nele, mas mesmo zumbis não sendo muito a minha praia, até leria se tivesse oportunidade.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Confesso que tô bem curiosa com esse livro, mas não sou lá muito fã de zombis (e tô esperando a versão de O&P por causa dos atores, e isso não tem lógica mesmo). Adorei o fato de o livro ser feito por um indiano e se passar no "resto" da Índia! E o conceito de relacionar obra com a original me pareceu algo bem feito de acordo com a resenha, mas por que uma trilogia gente?? Jurava que era livro único.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oiee!!
    Estou meio receosa com releituras, a ultima que eu li não gostei nem um pouco!!
    Mesmo assim a história parece ser interessante, Alice em formato de suspense parece mesmo intrigante!!
    A capa está linda!!
    Amei a resenha!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Eu estou mega doida para ler esse livro ♥ adoro zumbis e adoro Alice, então é a mistura perfeita...haha' acho que só li resenhas positivas dele até agora, e ainda bem que não é terror terrorzão...haha' Essa capa é uma obra de arte ♥ imagino que seja ainda mais linda pessoalmente.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ooi!
    Achei a ideia do livro bem legal, mas confesso que dei risada com isso de Orelhudo, se o livro todo for assim, não sei se vou conseguir levar a sério. Entretanto, fiquei curiosa. Outra releitura que pretendo ler é "Dorothy must die"
    Beijos
    http://www.vivendonoinfinito.com/

    ResponderExcluir
  17. Geeente, a cada resenha que leio sobre esse livro, mais eu quero lê-lo. Ele parece ótimo! Eu adoro Alice, e tenho até um mangá inspirado na história de Lewis Carrol, corro atrás de tudo que tem a ver haha

    Ainda não conferi Orgulho e Preconceito e Zumbis, mas tenho vontade, ainda mais que vai sair o filme, gostaria de ler antes haha.

    Adorei a resenha. bjoos
    Sonhos em Tinta

    ResponderExcluir
  18. Oie
    Achei interessante essa nova versão, e fiquei até curiosa para ler.
    Essa capa está muito linda.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Não gosto muito de livros sobre zumbis, mas essa mistura com Alice me deixou com uma pontinha de vontade de dar uma chance ao livro.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  20. Olá! A capa desse livro é a primeira coisa que me chama a tenção, belíssima!! E a história em si é muito boa. Fazer uma releitura de um clássico, inserido elementos sobrenaturais misturados com a realidade de um país como a ìndia! Deve ser uma ótima leitura com certeza! Beijos

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oláaaa, quanto tempo!
    Bem interessante o livro. Eu sempre quis ler mas ficava com o pé atrás.
    Eu tenho o Da Branca de neve <3

    ResponderExcluir

Obrigado pela seu visita, e pelo seu comentário.
Deixe o link do seu blog se você tiver, que irei seguir com maior prazer.
Deixe também o seu e-mail, que estarei respondendo o seu comentário.
Bjos

© Livros e Marshmallows ♥ - Todos os direitos reservados - 2016 ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo