topo :)

26/07/2016

Resenha - O Oitavo Vilarejo


Olá leitores! Tudo bem com vocês? Hoje eu trago para vocês a resenha do livro O Oitavo Vilarejo. 


Livro: O Oitavo Vilarejo
Autor: Gustavo Rosseb
Editora: Jangada
Ano: 2016
Páginas: 224
Skoob: 4/5
Adquira o livro: aqui

Sinopse: Depois de perder os pais num terrível incêndio no acampamento cigano onde moravam e passar dois anos num orfanato, Tibor Lobato e sua irmã Sátir são encontrados pela avó e vão morar no seu sítio. Ali fazem amizade com Rurique, um garoto conhecedor das lendas e histórias de assombração do lugar. Durante a quaresma, coisas muito estranhas começam a acontecer na região e seres fantásticos do folclore - como a Mula Sem Cabeça, o Boitatá e a Cuca -, ganham vida e começam a assombrar os habitantes dos Sete Vilarejos. Os três começam a correr perigo quando descobrem segredos que ligam a família dos irmãos a esses seres fantásticos e a um lendário Oitavo Vilarejo. A partir daí inicia-se uma odisseia cheia de magia, que levará os três amigos a reconhecerem e valorizarem virtudes como lealdade, coragem, esperança e amizade.

Resenha: Gustavo Rosseb nos traz a história dos irmãos Lobato, Tibor e Sátir, que após perderem os pais passaram dois anos em um orfanato, e agora estão indo morar no sitio de dona Gailde, a avó paterna deles. Chegando lá tornam-se amigos de Rurique, um garoto que ajuda nos afazeres do sitio e conhece bem o lugar.

Aparentemente tudo está bem, o sitio é maravilhoso, Dona Gailde é a avó dos sonhos; prestativa, carinhosa, faz comidas deliciosas e realiza todas as vontades dos netos só para que se sintam em casa. Porém, ela possui seus mistérios, segredos relacionados ao passado e que fazem interferência com o presente, confidências surpreendentes e que modificam todo o desenrolar da vida de Tibor e Sátir.

“- Vocês precisam saber que existem coisas que não dá para explicar com palavras.  – Ela fez uma pausa para encontrar o melhor jeito de falar e continuou: - É preciso ver para entender. Hoje é domingo e imagino que, em breve, vocês saberão do que estou falando. ”

Tibor não poderia sentir-se melhor, finalmente estava em um verdadeiro lar, rodeado pela natureza, na companhia de sua irmã, sua vó e seu novo amigo, a vida parecia perfeita!

“Seu coração estava feliz, não haveria mais bronca ou castigo da Romilda e nem brigas com o Marcinho do orfanato. Aquele sítio era perfeito em todos os sentidos. “

Entretanto, com o passar do tempo o período de Quaresma aproxima-se, e Rurique alerta sobre coisas fantásticas que acontecem durante esse tempo, mas os irmãos Lobato não acreditam que essas coisas estranhas realmente podem acontecer nessa época, a partir daí a aventura deles se inicia.

“(...) esse menino está querendo assustar a gente, contando essas baboseiras. Só quero provar que nós, que viemos da cidade, não temos medo dessas historinhas que contam para crianças. Além do mais, vai ser uma aventura e tanto, bem mais interessante que qualquer novela ou filme de TV. E aí, o que me diz? “

O livro é bem interessante, possui suas incógnitas, seus mistérios, aumentando a curiosidade quanto ao desenrolar da narrativa, afinal quem é a velha que persegue os três amigos deixando-os tão assustados? Onde está o fazendeiro desaparecido? O que dona Gailde tanto esconde? Qual o motivo de tamanho mistério? Por que demorou para procurar os netos? Dúvidas que tomam conta dos nossos pensamentos fazendo com que o leitor sinta um desejo enorme de mergulhar ainda mais em cada capítulo.

“ – Vamos aos fatos! Direi coisas a vocês que podem parecer absurdas, mas, como já puderam perceber, em época de quaresma, por essas bandas os absurdos são muito reais. “

Tibor e sua avó são personagens que chamam bastante atenção, no entanto, é impossível deixar de lado Sátir e Rurique, os dois possuem personalidade forte. Sátir é desinibida, corajosa e não mede esforços para proteger o irmão mais novo. Rurique é leal, divertido e companheiro, não se deixa abalar pelo medo e é capaz de enfrentá-lo só para ficar ao lado dos seus amigos. Juntos, eles vão ajudar Tibor a enfrentar os mais loucos episódios.

“ O coração dos três batia na boca. Não conseguiam parar de tremer e tentavam segurar a respiração ofegante para não fazer barulho. “

E essa capa? Ai meu Deus! Eu amei muito!Com certeza é um dos pontos mais incríveis desse livro. Além de linda, descreve perfeitamente o conteúdo da narrativa, as cores representam bem toda atmosfera dos lugares onde se passa a história. A diagramação é muito boa, os capítulos são curtos, todos possuem título servindo como uma prévia do que vai acontecer. O livro ainda vem com um bônus incrível no final.

A história é narrada na terceira pessoa, na visão de Tibor Lobato. Foi bem interessante acompanhar os três amigos nessa aventura, é bom poder ver os irmãos passarem de desacreditados, para garotos fortes e destemidos, prontos para os próximos desafios.

“ O que está acontecendo comigo?
Este é o meu presente. Estou lhe dando uma chance de equilibrar o jogo. Se quiser, posso deixar que me comande para chegar à vitória. “

Recomendo para pessoas que gostam e queiram conhecer um pouco mais o folclore brasileiro com uma pincelada de imaginação, ou até mesmo para aqueles que adoram uma aventura de tirar o fôlego.

Classificação


14 comentários:

  1. AMOOOOOO esse livro!
    Li ano passado assim que lançou e me apaixonei pela história e pelos personagens. Foi um livro que me envolveu bastante e estou mega ansiosa para ler o segundo! Vc sabe que ele teve os direitos comprados para virar filme, né? A ansiedade está a mil!!!!
    Fico feliz que tenha gostado também. Já indiquei esse livro pra tanta gente e, até agora, todo mundo que leu adorou. Espero que cada vez mais pessoas possam conhecer Tibor e seus amigos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Viviele!
    Nossa, não conhecia esse livro, mas pela sua resenha super empolgada fiquei super interessada em ler! Li poucas histórias envolvendo o nosso folclóre, mas sempre acho tão maravilhoso usar a nossa cultura! :D
    bjus!

    ResponderExcluir
  3. @Neyla Suzart Eu vi que os direitos foram comprados, também estou ansiosa pra ver como vai ficar essa adaptação. Fico feliz por você gostar tanto do livro, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oiiii menina, como vai? :t
    Confesso que fiquei louquinha para descobrir o desfecho dessa história e adoro tudo que envolva um mistério e até mesmo um terrorzinho, parabéns pela resenha, dica anotada <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Nossa mulher sua resenha está espetacular. Um livro que tem mistérios, incognitas com essa capa realmente linda é receita pra sucesso haha Adorei sua dica e está anotada (;
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gostei, uma fantasia juvenil bem interessante, eu não dava nada pela capa, pois sinceramente, eu não curti, mas o enredo é ótimo e fiquei curiosa depois da sua resenha, acho que é uma aventura que vou acabar gostando, pois adoro os elementos que unem folclore, aventura e um misto de fantasia pelo visto, melhor ainda quando os personagens são bons. Enfim, fico contente de ter sido uma leitura proveitosa, vou apostar em O Oitavo Vilarejo, e espero gostar!

    ResponderExcluir
  7. Oi Vivi, sua linda, tudo bem?
    Antes de mais nada, adorei a empolgação da Neyla aqui deixando seu comentário, que bom saber que teve os direitos autorais comprados. Nessa onda de livros com mitologia, é bom saber que temos o nosso folclore sendo representado também. Esse livro parece ser uma aventura e tanto, e estou super curiosa na verdade, sobre essa avó e todos os mistérios que ela esconde. Você me deixou super ansiosa para ler o livro. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiii!!!

    Eu não conhecia o livro e achei ótimo tratar da nossa cultura.
    A resenha esta bem escrita e eu fiquei bem animada para ler. Você conseguiu escrever bem e de uma forma que nos envolve. Parabéns.
    Espero conhecer o livro.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    O livro me pareceu meio infanto-juvenil, to certa?
    Fiquei curiosa em saber porque a avó demorou tanto pra ficar com os netos mas sinceramente fora isso, não me interessei pelo livro mesmo com todos os elogios. Não é uma história que me atraia muito, infelizmente.

    ResponderExcluir
  10. Ooi!
    Confesso que mesmo com sua resenha, que ficou ótimaaaa, o livro não chamou minha atenção. Mas é aquele ditado ne, gosto é gosto. Haha
    Parabéns pela resenha!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Vi, pelo que entendi esse é um livro infanto juvenil né? Apesar de apresentar ter bastante aventura não me sinto muito inclinada a lê-lo. Tenho me cansado de livros assim ultimamente

    ResponderExcluir
  12. @carool santos. Fico feliz por ter gostado da resenha!

    ResponderExcluir
  13. @Ana Paula Lima Miranda Obrigada, fico fez por você ter gostado da resenha!

    ResponderExcluir

Obrigado pela seu visita, e pelo seu comentário.
Deixe o link do seu blog se você tiver, que irei seguir com maior prazer.
Deixe também o seu e-mail, que estarei respondendo o seu comentário.
Bjos

© Livros e Marshmallows ♥ - Todos os direitos reservados - 2016 ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo