topo :)

13/09/2016

Resenha - As Vidas Impossíveis de Greta Wells


Olá leitores! Tudo bem? Hoje trago um livro estonteante que de fato me conquistou. Vamos conferir? 


Livro: As Vidas Impossíveis de Greta Wells
Autor: Andrew Sean Greer
Editora: Jangada
Páginas: 256
Skoob: 4/5
Ano: 2016
Adquira o livro: aqui

Sinopse: Durante um tratamento psiquiátrico após perder seu irmão e o rompimento de seu relacionamento, Greta Wells se vê transportada para vidas que poderia ter tido se tivesse nascido em épocas diferentes. Sua consciência se alterna entre seu próprio tempo e sua vida em 1918, em que trai o marido, e outra em 1941, em que é mãe e esposa devotada. As três vidas de Greta são repletas de tensões familiares e escolhas difíceis. Cada realidade tem suas perdas, recompensas e desafios. Será que são efeitos do tratamento ou ela realmente está vivendo essas vidas? E se Greta descobrir como permanecer em um dos outros mundos, em qual época ela vai querer ficar?

Resenha: Greta é uma mulher de 31 anos que está enfrentando uma fase complicada em sua vida. Seu irmão gêmeo, Felix, morreu e o seu parceiro de anos, Nathan, a deixou. Sem saber o que fazer e com uma tristeza profunda ela resolve buscar ajuda de um psicólogo, porém a terapia não surte efeito e ele resolve indicar outro tratamento para Greta, para que ela possa encontrar a paz que tanto procura.

“Quem somos nós quando não somos nós mesmos? ”

Greta aceita submeter-se a esse tratamento chamado de eletroconvulsivante, crendo que isso poderá ajudá-la de uma vez por todas. Quando ela inicia o tal tratamento algo praticamente impossível acontece, ela começa a viver outras vidas, em outras épocas, situações totalmente divergentes da sua realidade. Começa a vivenciar outras versões da sua vida, outras versões de Greta Wells, cada uma com seus altos e baixos, suas perdas, suas mudanças, seus preços, mas com as mesmas pessoas que sempre fizeram parte da sua vida.

“Como você sabe: é assim que a mágica funciona. Pega o menos relevante de nós, sem aviso, e na hora escolhida faz um truque com o tempo. E foi exatamente assim que, numa manhã de terça-feira, acordei em outro mundo. ”
                                                       
A oportunidade de mudança finalmente bate à porta, essa chance de viver inúmeras vidas, é a grande reviravolta que ela estava precisando. Todavia, nem tudo é um mar de rosas e isso já é um fato, em todas essas experiências Greta também tem que lidar com algumas perdas, mostrando-lhe que o mundo perfeito ainda está distante dela.

O tratamento eletroconvulsivante nunca havia causado nenhuma dessas reações, para não ser vista com maus olhos, ela resolve entender sozinha o que está acontecendo e vai atrás de respostas.

“É QUASE COMO SE REALMENTE tivesse de existir um paraíso. Se outros mundos nos rodeiam, a apenas um relâmpago de distância, então o que nos impede de escorregar até lá? Se nosso amor nos deixou, então há um mundo em que ele não nos deixou. Se a morte chegou, então há um mundo em que ela foi evitada. ”

Em meio a tantos acontecimentos, transformações, e diversas aventuras, vamos acompanhar essa jornada de Greta e descobrir como ela vai lidar com tudo isso. Qual vida ela escolherá para ser sua preferida? Por que justamente ela está passando por isso? Será que ela realmente conseguirá ser outra pessoa?

“A mente, entretanto, é apenas uma figura decorativa acima daquele ditador oculto: o coração.”

O livro é dividido em três partes e se passa em três épocas diferentes, 1918, 1941 e 1985, no decorrer da história estamos indo e voltando no tempo, porém a narrativa segue uma ordem cronológica de dias e meses.

Apesar de aparentar ser confuso por causa da mudança de tempo, não é difícil de compreender e mergulhar nessa nova aventura. Personagens maravilhosos, cada um com sua forma de ser e um jeito especial de deixar sua marca na trama.

“Dizem que existem muitos mundos. E nesses outros mundos estão os lugares e as pessoas que você ama. Talvez em algum deles tudo se acerte e a vida seja como você sempre quis. E o que acontece se encontrar a porta para essa outra vida? E se tiver a chave? Porque todo mundo sabe: o impossível acontece pelo menos uma vez para cada um de nós. ”

O livro é narrado na primeira pessoa na perspectiva de Greta, a linguagem é simples e envolvente, a forma com o escritor consegue colocar o leitor dentro da história é fantástico.

E como sempre a Jangada nos presenteou com uma capa incrível. É linda e ao mesmo tempo intrigante e misteriosa fazendo jus a trama. Além dessa capa deslumbrante, o livro ainda possui mapas que indicam os pontos da cidade.

“Então, por que este? Por que não um mundo perfeito em que nada escapasse entre meus dedos? Com certeza, deve haver um paraíso. Talvez minha tarefa fosse construir um. ”

As Vidas Impossíveis de Greta Wells é um livro fascinante, misterioso, com personagens de personalidade única e marcante. Recomendo a todos que gostam de uma história repleta de mistérios e uma boa viagem no tempo.

Classificação


5 comentários:

  1. Oiii, tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra em si não desperta meu interesse e com isso irei pular a dica, mas parabéns pela sua resenha que realmente ficou um arraso garota.
    Beijinhos :t

    ResponderExcluir
  2. Oi viviele, não conhecia o livro mas lendo sua resenha fiquei ansiosa para descobrir qual o desfecho da protagonista, como ela vai superar sua perda e se vai decidir por alguma "realidade" alternativa. O livro parece ser fascinante e fácil de compreender, vou procurar saber um pouco mais

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    A premissa desse livro me chama bastante a atenção. Parece uma obra bem original e o fato de ter personagens que marcam e uma linguagem simples e envolvente me deixam animada pela leitura.
    Gostei dessa divisão da narrativa.
    Dica anotada, ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Essa questão de interagir as três épocas me deixa animada, quando o autor sabe desenvolver a mesma fica muito boa. Pela sua resenha isso foi feito de um jeito marcante, o que me anima. Não deve ser fácil para Greta, mas nunca é? Espero que tenha conseguido superar a perda e a dor de perder alguém que ama.
    Não conhecia a obra, mas vou deixar anotada aqui para quando puder ler. Não agora pois estou cheia de leituras, mas claro fiquei interessada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Helloo, tudo numa nice?!
    Eu sou uma leitora que evita alguns tipos de livros por experiências confusas e ruins, e livros de viajem no tempo é uma delas. Já li outros em outro momento e não curti, não me dou bem com esse tipo de leitura e não gosto das possibilidades, eu prefiro o real.
    Mas que bom que tu gostou da estória.
    Beijin...

    ResponderExcluir

Obrigado pela seu visita, e pelo seu comentário.
Deixe o link do seu blog se você tiver, que irei seguir com maior prazer.
Deixe também o seu e-mail, que estarei respondendo o seu comentário.
Bjos

© Livros e Marshmallows ♥ - Todos os direitos reservados - 2016 ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo