topo :)

03/12/2016

Resenha - Brisa Filosófica

Hey leitores! Tudo bem com vocês? Espero que sim.
Hoje eu trouxe a resenha de um livro bastante interativo. Vamos conferir?


Livro: Brisa Filosófica
Autor: Marcos Renato
Editora: Porto de Idéias
Páginas: 200
Ano: 2015
Skoob: 4/5

Sinopse: 'Brisa Filosófica' é um livro leve, moderno e intuitivo. Traz assuntos para reflexão individual e de interesse coletivo. É interativo e de conteúdo original, com respeito à liberdade de escolha e expressão de cada um. Concebido de forma poética, aborda temas como liberdade, corrupção, redes sociais, indignação popular, escolhas, preconceitos, bullying, amor, sexo, drogas, música, filmes, família, entre outras brisas e poesias.

Brisa Filosófica fala de tudo um pouco, abordando múltiplos temas, desde os mais banais aos mais complexos, enquanto reúne diversos contos, poemas, crônicas e dinâmicas que interagem com o 
leitor. 





Em meio às páginas, o autor aproveita para fazer indicação de músicas e filmes incríveis, ao mesmo tempo em que dá um espaço para o leitor também sugerir algo, sempre nos trazendo para mais perto, através das redes sociais.

Indicação de Filme: Laranja Mecânica
Indicação de Filme: As Branquelas
Indicação de Música: Você me Faz tão Bem – Detonautas
Indicação de Música: Hello - Adele

Seus poemas são diversificados, abordando diversos assuntos como a paternidade e família, o amor, as amizades, mas também os assuntos do dia a dia, corriqueiros como futebol e whatsapp, e os mais sérios, como o nosso país, o racismo e o direito à liberdade de expressão.
Eis um dos meus poemas favoritos:

“Liberdade
Tem nome
Eu
Por isso bato asas
Voo
Meu nariz tem dono
Meu
Por isso vou ao encontro
De quê? De quem?
Pouco importa
Sou livre e devido a qualquer hora
Minha boca é livre   
Fala, grita e silencia
Eleva a mente e faz rotina poesia"

O autor comenta sobre tudo isso e muito mais de um modo leve e descontraído, e muita das vezes até divertido, com um censo de humor sátiro. Os contos e crônicas do livro aparentam serem também triviais, mas em sua maioria são profundas como o conto A Virgem Maria que discursa a respeito de bullying.

Brisa Filosófica também possui reflexões sobre nós mesmo, sobre quem somos e o que queremos ser. Discorre sobre o pouco tempo que nos damos hoje em dia e como é fácil cair na rotina diária.

“Eu também gostaria
Ler mais
Saber outros idiomas
Tirar notas altas
Passar de ano direto
Fazer intercâmbio
[...]” –Nem Tudo São Flores

Ler Brisa Filosófica foi uma experiência única e que nunca vou esquecer, principalmente o quanto foi educativo e magistral quando o autor ratificou os valores familiares e o amor.
  
A diagramação do livro é perfeita. E eu simplesmente estou apaixonada por essa capa! Ela é fantástica. Tem uma espécie de ar cósmico e como se não houvesse limites para a mente. Adorei também a escrita do Marcos Renato. Culta sem ser arrogante, e fluida sem ser simples demais. Um livro completamente original e inigualável. Recomendo para todos os amantes de poesia e palavras bem ditas.

"Este livro é para exercitar a liberdade. Sinta-se um pouco mais livre. Simplesmente não julgue, nem a mim e nem a si mesmo."


Um comentário:

  1. Oi, Marcela!
    Eu acho que já tinha lido uma resenha sobre esse livro... Adorei a proposta dele. Gosto de poemas e textos que me fazem refletir.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir

Obrigado pela seu visita, e pelo seu comentário.
Deixe o link do seu blog se você tiver, que irei seguir com maior prazer.
Deixe também o seu e-mail, que estarei respondendo o seu comentário.
Bjos

© Livros e Marshmallows ♥ - Todos os direitos reservados - 2016 ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo