topo :)

31/01/2019

Resenha - Vox

Olá leitores!! Vamos de resenha hoje?


Livro: Vox
Autora: Christina Dalcher
Editora: Arqueiro 
Ano: 2018
Páginas:  272
Skoob: 4/5

Sinopse:  Uma distopia atual, próxima dos dias de hoje, sobre empoderamento e luta feminina. O SILÊNCIO PODE SER ENSURDECEDOR #100PALAVRAS. O governo decreta que as mulheres só podem falar 100 palavras por dia. A Dra. Jean McClellan está em negação. Ela não acredita que isso esteja acontecendo de verdade. Esse é só o começo...Em pouco tempo, as mulheres também são impedidas de trabalhar e os professores não ensinam mais as meninas a ler e escrever. Antes, cada pessoa falava em média 16 mil palavras por dia, mas agora as mulheres só têm 100 palavras para se fazer ouvir....mas não é o fim. Lutando por si mesma, sua filha e todas as mulheres silenciadas, Jean vai reivindicar sua voz.


Resenha: Quando fui para a bienal e vi que esse livro seria lançado e qual seria sua proposta, fiquei louca para ler, pois no momento em que estamos vivendo, onde vejo mais do que nunca que a mulher é sim questionada pelos seus atos, pelo o que fala e esse livro nos trás uma distopia bem diferente do que estamos acostumados.


Em um momento em que foi eleito o governo mega conservador nos EUA, já muda totalmente o que as mulheres podem ou não podem fazer, na realidade, as mulheres perdem quase tudo, até o simples direito de falar, onde agora só tem o direito de falar 100 palavras por dia, já se imaginou não podendo falar???? 

Eu simplesmente iria enlouquecer, falo pelos cotovelos, imaginem alguém falando quantas palavras podemos dizer?  Fora isso a mulher perde o direito de trabalhar fora, e deve ficar única e exclusivamente em casa, dependendo do seu marido e claro obedecendo ele.

O que é bem interessante nesse livro, é como ele chega tão perto da nossa realidade, como desperta uma sensação ruim de que um dia podemos chegar nesse extremo, de que a mulher pode sim perder sua voz, chega a ser desesperador ler que uma menina já nasce não podendo falar direito, que tem que aprender que  seu lugar na sociedade é ser submissa ao homem.

Acredito que esse livro deve ser lido por todo mundo, que está mais do que atualizado no tema, mesmo dando medo, um certo receio do que possa vir acontecer, Vox nos mostra também o quanto a mulher pode sim ser forte e que nunca devemos parar de lutar pelos nossos ideais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela seu visita, e pelo seu comentário.
Deixe o link do seu blog se você tiver, que irei seguir com maior prazer.
Deixe também o seu e-mail, que estarei respondendo o seu comentário.
Bjos

© Livros e Marshmallows ♥ - Todos os direitos reservados - 2016 ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo